Dia da Bandeira é celebrado em Porto Alegre
Nesta terça-feira, 19 de novembro, foi realizada no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, em Porto Alegre, uma solenidade em alusão ao Dia da Bandeira. É nesta data que, excepcionalmente ao meio-dia, o maior símbolo da nação é hasteado ao topo do mastro. O Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, General de Brigada Marcelo Zucco, presidiu a cerimônia.
A solenidade do Dia da Bandeira também tem outro significado especial: conforme Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, bandeiras que por muito tempo tremularam em quartéis e diversas instituições do país e já cumpriram sua missão, são entregues em unidades militares para serem incineradas nessa data e novas bandeiras são entregues a instituições civis e militares.
Em Porto Alegre, cinco escolas receberam os novos exemplares do pavilhão nacional, simbolizando as 158 instituições de ensino que receberam auxílio das Forças Armadas durante a Operação Taquari 2, quando as chuvas atingiram o Rio Grande do Sul. Entre elas, está a Escola Estadual de Ensino Fundamental Major Miguel José Pereira, que fica no bairro Sarandi, um dos mais afetados pela enchente em Porto Alegre. Os militares ajudaram na sua limpeza e na reorganização para que as portas pudessem ser reabertas e os alunos voltassem às aulas presenciais, o que ocorreu em 5 de agosto. A Diretora Patrícia Sinhorelli Bellato esteve presente na solenidade.
“Hoje entregar as nossas bandeiras, que ficaram sujas de barro pela enchente, e ver elas serem incineradas, faz-nos entender o que passou e que vamos viver uma vida nova. Recebemos uma bandeira nova do Brasil, que estará na entrada da nossa escola e representa que nós nos reerguemos. Foi muito bom participar (da solenidade), traz um sentimento muito bom de patriotismo. A nossa escola, a nossa comunidade, agradece muito ao Exército por tudo que fizeram por nós”, ressalta a diretora.
Chefe do Estado-Maior do CMS e chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, o General Zucco falou do significado da data.
“Simboliza mais um ano que passou. Simboliza o culto à nossa bandeira, fazendo essa ligação entre a juventude, a Pátria e as Forças Armadas - tem vários simbolismos. E uma formatura com a presença de crianças, diretores e professores, para nós é muito importante porque valoriza muito a nossa cerimônia”, destacou.
O encerramento da solenidade foi marcado por um desfile da tropa em continência à bandeira nacional.
Escolas que receberam a bandeira nacional:
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Major Miguel José Pereira
- Instituto de Ensino Infantil Vitória
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari
- Creche Nossa Senhora dos Navegantes
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Tito Marques Fernandes
Redes Sociais