Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Emprego de munições na 5ª RM

Curitiba (PR) - Responsável pela distribuição de munições a 51 Organizações Militares dos estados do Paraná e Santa Catarina, a Seção Classe V (Seção Classe V) do Comando da 5ª Região Militar controla todo o estoque de munições para o preparo e emprego operacional da 5ª Divisão de Exército.

As munições são divididas em dotações, sejam elas para o preparo de tropas ou para o emprego em missões operacionais. O controle mensal do material é feito via Sistema de Controle Físico (SISCOFIS) e todas são utilizadas antes do vencimento. Não há registro de perdas de munição por vencimento nos últimos 3 anos.

A Seção Classe V do Escalão Logístico realiza inspeções nos paióis das unidades diretamente subordinadas no Paraná e Santa Catarina.
Após o encerramento das atividades de instrução, a Seção realiza a Inspeção Anual de Munição do Exército (IAMEx), ocasião onde o consumo é verificado, as validades são controladas e as redistribuições entre as OM da jurisdição são determinadas.

“Durante o ano todo, o trabalho da equipe proporciona o uso racional das munições, o efetivo controle dos lotes evitando os desperdícios”, afirma o Chefe da Seção Classe V do Escalão Logístico da 5ª RM.

Distribuição
Todo início de ano são emitidas Ordens de Fornecimento ao 5ª Batalhão de Suprimento (5º B Sup) para que o mesmo forneça a quantidade de munições específicas para cada Organização Militar, de acordo com a missão operacional de cada uma. Também são levadas em consideração as instruções agendadas e as operações de fiscalização recorrentes.

O 5º B Sup é responsável pelo armazenamento e depósito das munições no âmbito da 5ª RM. No local do armazenamento, só é permitido o acesso de pessoas autorizadas e a segurança é feita 24h/dia por militares, cães de guerra e câmeras de segurança, além desse local dispor de cerca elétrica e de serem realizados, frequentemente, sobrevoos de drones para maior amplitude da área a ser segurada.

As entregas de munição para as Organizações Militares são realizadas mediante agendamento e obedecendo a rígidos critérios de segurança, desde a chegada dos comboios até o transporte ao destino final.

Controle diário
Um dos responsáveis para que nenhuma munição seja inutilizada por vencimento é o adjunto da Seç Cl V que também é o responsável pelo controle das munições. Diariamente, ele entra em contato com as Organizações Militares e avisa da proximidade de vencimento do material. “O contato direto favorece e, quando surgem pedidos eventuais, procuramos atender da forma mais rápida e eficaz possível”, afirma.
Para uma segurança ainda maior, os lotes das munições são divididos e fornecidos conforme um código de rastreamento onde é possível descobrir para qual Organização Militar a munição foi entregue e qual sua origem. 

 

municoes1

municoes3

Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página