Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
cpor

CPOR/PA promove o 2º Congresso de Estudantes e Alunos

"Líderes do futuro discutindo o desenvolvimento e a Defesa Nacional frente aos novos desafios do Século XXI", esse é o tema do 2º Congresso de Estudantes e Alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, de Porto Alegre/RS (CPOR/PA), que começou nesta quarta-feira (25/10), na capital gaúcha.

 

O Congresso tem como objetivo ajudar na formação dos líderes do futuro, desenvolvendo, desde já, o pensamento crítico e senso de responsabilidade entre aqueles que serão os futuros decisores, nos diversos segmentos da sociedade. Seis assuntos são debatidos em mesas temáticas coordenadas por especialistas das áreas de Defesa e Segurança, Relações Internacionais, Ciências e Tecnologia, Infraestrutura, Segurança Pública e Educação.

"Todos esses temas selecionados, são assuntos estratégicos de uma forma de pensar o Brasil. Então, acredito que a importância está nisso, fazer essa geração, que logo serão os novos líderes, em suas empresas, na iniciativa privada e também como militares, a estarem pensado em soluções para o país.", explicou o Professor Saul Chervenski Goncalves Filho, coordenador do Grupo de Relações Internacionais (GRI) no Colégio Farroupilha e um dos orientadores do Congresso.

"São renomados especialistas, mestres, doutores de grandes universidades e coordenadores de centros de ensino que serão os orientadores desses alunos. Esses especialistas vão instigar os jovens a proporem soluções para os desafios de cada tema, como futuros líderes que serão", concluiu Coronel MUNIZ, Comandante do CPOR/PA.

Além dos alunos do CPOR, também são congressistas os alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, Alunos do Colégio Farroupilha, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e alunos da academia de Polícia Militar, futuros oficiais da Brigada Militar, como a aluna Battisti, que falou das suas expectativas para o Congresso:

"Eu busco ouvir as experiências dos orientadores, muitos com vasta experiência internacional, para entender as motivações e como são realizados os combates aos conflitos externos e internos. Meu interesse, depois da minha formação do curso, é a área de inteligência da Brigada Militar", concluiu Fernanda Battisti.

Ao fim das mesas de debates, serão confeccionados relatórios com os estudos de cada um dos temas, que posteriormente vão integrar uma revista sobre o encontro. A conferência se encerra na sexta-feira (27/10).

Veja a reportagem sobre o Congresso: Link YouTube
https://youtu.be/_1FTTOGt5xs

Texto e fotos: 1º Ten Fábio Almeida

registrado em:
Fim do conteúdo da página