Concurso Completo Internacional Marechal Osório
O Parque Histórico Marechal Osorio, em Tramandaí, no Rio Grande do Sul, sedia até domingo (31) o “Concurso Completo Internacional Marechal Osório”. A competição de Hipismo, na modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE), reúne cavaleiros e amazonas nacionais e estrangeiros, militares e civis.
Nesta sexta-feira (29) ocorreu a cerimônia de abertura com a presença do Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva.
“O CCE é uma atividade tipicamente militar. Evoluiu de uma necessidade do passado de prepararmos o cavalo de batalha. Hoje não usamos mais cavalo em combate, mas mantemos essa tradição para afiar o espírito dos guerreiros”, afirmou o Comandante do CMS.
O General Soares destacou ainda a tradição do Comando Militar do Sul na arte equestre. “O CMS concentra um grande número de unidades de Cavalaria. Nesse sentido, desde sempre, temos o apreço pelo cavalo, pelas nossas tradições e pelo esporte, que é uma forma de preparar os combatentes”, concluiu.
No primeiro dia de competições, 67 conjuntos (cavalos e cavaleiros/amazonas) realizaram as provas de Adestramento, que tem como objetivo explorar as habilidades do conjunto, trabalhando todas as andaduras naturais do animal, exigindo harmonia e entrosamento entre o animal e o seu condutor. Neste sábado ocorrem as provas de Cross Country e, no domingo, as de Salto. No final dos três dias, serão conhecidos os campeões individual e por equipe.
“Temos o Concurso Completo Internacional Marechal Osorio, o Concurso Nacional Bicentenário do Brasil, o Campeonato do Exército e o Concurso Completo Estadual”, explica o Tenente-Coronel Sales Rodrigues, Oficial de Comunicação Social do 3 º Regimento de Cavalaria de Guarda.
O evento esportivo também é qualificatório para o Sul-Americano que ocorrerá na Argentina em 2023, e para o Pan-Americano de 2023, no Chile. De acordo com o Comandante do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), Coronel Gustavo Schiffner, o caminho foi longo até a realização desse grande evento esportivo.
“Fazia muitos anos que o próprio o Sul do Brasil estava afastado do circuito internacional de grandes eventos. Começamos trabalhando na melhoria dos obstáculos, investindo, fazendo contatos com a Confederação Brasileira de Hipismo, Federação Gaúcha dos Esportes Equestres e com a Federação Equestre Internacional até recebermos o selo da FEI e oportunizarmos aos atletas militares também participar de um evento deste porte”, afirmou.
O Concurso Completo Internacional Marechal Osorio é uma realização do Comando Militar do Sul, da Comissão de Desportos do Exército (CDE), do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, da Fundação Parque Historico Marechal Manoel Luis Osorio, da Federação Equestre Internacional (FEI), da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE).
Texto: Aspirante Nathalia King
Edição: Cap Viviane
Fotos: 1º Sgt Pires
Redes Sociais