Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
meio ambiente

Comando Militar do Sul e o meio ambiente

O Comando Militar do Sul realizou, nesta quinta-feira (28/09), uma palestra sobre “as ações positivas do CMS no tema Meio Ambiente”. A atividade reuniu pesquisadores, acadêmicos e militares que explanaram sobre diversos trabalhos e pesquisas realizados nas organizações militares da região Sul do País.

 

O Diretor do Instituto de Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professor Doutor Nelson Ferreira Fontoura, falou sobre os ciclos de aquecimento e resfriamento da terra que se refletem no dia a dia da população.

“O aumento frequente dos eventos climáticos tem nome e sobrenome: aquecimento global. Estamos sentindo os efeitos dessa realidade. O CMS está vivendo isso (numa referência às ações de ajuda humanitária como o apoio à Defesa Civil nas enchentes no RS). O estado, com todas as suas estruturas, tem que estar preparado para esses desafios”, afirmou.

Durante o ciclo de palestras realizado na sede do CMS, em Porto Alegre/RS, o representante do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E) apresentou a “Política de Gestão Ambiental do Exército”, que assegura o aperfeiçoamento do desempenho da Instituição no que se refere à preservação, proteção e melhoria da qualidade ambiental.

“Sete organizações militares do Exército obtiveram o selo Verde Oliva de Sustentabilidade, duas delas estão na região Sul, o 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC) e a Comissão Regional de Obras da 5ª Região Militar (CRO/5)”, explicou o Coronel R1 Miguel Machado da Silveira, chefe da Seção de Meio Ambiente do 4º Gpt E.

Promovida pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do CMS, a atividade contou com a apresentação de diversas ações de destaque no âmbito do CMS. Vídeos institucionais foram exibidos mostrando o trabalho de conservação dos campos de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras/SC; Barão de São Borja (CIBSB), em Rosário do Sul/RS; e do campo de Instrução de Santa Maria (CISM).

“São diversos casos de sucesso no âmbito da 3ª, 5ª e 6ª Divisões de Exército”, como usinas fotovoltaicas, coletas seletivas de lixo, caixas separadoras de água e óleo, estação de separação de água e esgoto, explicou o Chefe da Seção de Comunicação Social do CMS, Coronel Alessandro Lima Marques.

Exército e Universidade

No Campo de Instrução de Santa Maria, o Major Médico Veterinário Jean Paul Santos Rocha coordena diversas pesquisas realizadas em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. Entre elas, destacam-se as pesquisas para conservação e monitoramento de animais silvestres; de criação de protocolos para mitigar os impactos de exercícios militares utilizando blindados; de preservação e aumento da área de Mata Atlântica; e de controle populacional de bugios e rastreamento da febre amarela.

“O CISM é uma área controlada há mais de 25 anos com o controle de bugios. A cada seis, oito anos, o vírus vai mudando. Se vier um surto forte de febre amarela, o estudo (por parte dos órgãos competentes) será lá, pois a área é controlada há mais de vinte anos”, afirmou o Major Jean.

O trabalho com bugios-ruivos, espécie ameaçada de extinção, é feito em parceria com o Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da UFSM e conduzido pela professora Vanessa Barbisan Fortes.

“a grande relevância dessa área (CISM) para o aumento da população de bugio-ruivo. Os campos de instrução são importantes refúgios para a preservação da fauna e da flora”, destacou a pesquisadora.

Presente no Ciclo de Palestras, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, destacou a atenção do CMS com o meio ambiente. “Desenvolvemos diversas ações nas nossas organizações militares. O 3º RCC, por exemplo, é a unidade mais nova do Exército. Ele foi todo construído levando em conta as normas ambientais”, finalizou.

Para saber mais sobre as ações ambientais no âmbito do Comando Militar do Sul, acesse o nosso canal no Yotube https://youtube.com/@comandomilitardosul_exercito

Texto: Cap Viviane
Foto: Sd Gabriel

registrado em:
Fim do conteúdo da página