Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERAÇÃO PARANÁ III

Comandante Militar do Sul conhece estrutura da Operação Paraná

De cima, durante um sobrevoo, o Comandante Militar do Sul, General Hertz, observou a movimentação da Operação Paraná III. Nesta terça-feira (10), passou pelo município de Medianeira e pela localidade de Moreninha, ambos na região oeste do Paraná, quando foi possível acompanhar o Destacamento Logístico e a Escolta de um Comboio Humanitário.



Já em solo, acompanhado do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General Vendramin, e do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General Américo, esteve no Centro de Operações do Comando da Força-Tarefa empregada na Operação, conhecendo os problemas simulados que já ocorreram, como deslizamentos, resgates, patrulhas e acidentes.

"A minha impressão é muito positiva do trabalho conduzido pela 5ª Divisão de Exército, em particular a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Realmente a simulação das atividades, dos eventos, estão muito próximos da realidade, o que impressiona bastante. Estão todos de parabéns", disse General Hertz.

O Comandante Militar do Sul também teve a oportunidade de conversar com militares estrangeiros e conhecer estruturas montadas para receber desabrigados como, por exemplo, o Campo de Deslocados Urbanos.

Por fim, esteve no Hospital de Campanha (H Camp), operado em integração com militares do Exército dos Estados Unidos. No local, o Comandante acompanhou uma demonstração da chegada de feridos na viatura blindada Guarani, equipada especialmente para o transporte de pacientes. Na parte interna do H Camp, foi demonstrado o atendimento aos feridos, com curativos, medicações e até a simulação de uma cirurgia.

O exercício é considerado inédito, devido à quantidade de participantes e meios envolvidos.

"É uma oportunidade profissional muito grande para os nossos militares, não só pelo aprendizado, mas também pela experiência. Fica comprovado que o Exército Brasileiro está muito bem equipado. Nossas tropas estão se adestrando e, caso haja um chamamento da população brasileira ou internacional, estaremos rapidamente em condições para apresentar uma resposta à solicitação", finaliza.

O Comandante Militar do Sul acompanha a Operação Paraná III, no terreno, até sexta-feira (18), junto ao Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás.

 

Texto e fotos: 2º Tenente Nathalia King

registrado em:
Fim do conteúdo da página