Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comandante Militar do Sul confere combate a crimes na fronteira do Brasil com o Paraguai

O Comandante Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade, encerrou nesta quinta-feira, 16, uma visita de dois dias a Guaíra/PR, um dos pontos mais críticos do Brasil em relação a crimes fronteiriços. Neste local, o país separa-se do Paraguai apenas pelo Rio Paraná, por onde contrabandistas e traficantes tentam a todo momento, sem nenhum receio, entrar no território brasileiro.

 image00031

Durante a visita, o General Stumpf participou de um patrulhamento no rio e foi ao ponto de bloqueio conhecido como Chalana. Ele também conheceu a base flutuante Caronte, onde as polícias e os militares da Operação Hórus e da Operação Ágata resguardam as fronteiras do Brasil e protegem a população.

O Comandante participou ainda, no Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal, de uma reunião com integrantes da Operação Hórus (Polícia Federal, Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná, Batalhão de Operações Especiais do Mato Grosso do Sul, Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil e Coordenação Geral de Fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública).

IMG 20210915 194929

Foi durante a viagem a Guaíra que o General Stumpf realizou, ainda no primeiro dia da visita, a entrega da “Medalha Sangue do Brasil” à família do Soldado Daniel Trarbach, falecido em maio de 2020 em cumprimento de missão de patrulhamento no Rio Paraná; e da “Medalha do Pacificador com Palmas” ao 3º Sargento Douglas Ripp, por ter se destacado no cumprimento de missão no patrulhamento do Rio Paraná, demonstrando abnegação, coragem e bravura, com risco da própria vida.

image00035

A viagem à fronteira com o Paraguai fez parte de uma agenda estabelecida pelo Comandante Militar do Sul com a finalidade de verificar as peculiaridades das ações desempenhadas nas organizações subordinadas ao CMS.

Fotos e texto: Subtenente Da Silva
Edição de texto: 2º Tenente Pablo Gomes

registrado em:
Fim do conteúdo da página