Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
VISITA

Comandante do Exército visita Comando Militar do Sul


O Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, desembarcou em Porto Alegre para acompanhar de perto a atuação da tropa do Comando Militar do Sul (CMS).


A recepção ao Comandante ocorreu nesta segunda-feira (11/09) no Quartel General do CMS, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS. Na sequência, o general participou de formatura realizada no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, Regimento Osorio.

O Comandante Militar do Sul General de Exército Hertz Pires do Nascimento, recordou as passagens do General Tomás pelo CMS, desde Aspirante a Oficial no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, na época sediado em Santa Maria (hoje em Santa Cruz do Sul), até o comando da 5ª Divisão de Exército.

“O senhor teve início na sua vida como oficial no Comando Militar do Sul, comandou a 5ª Divisão de Exército e aqui fez o preparo da tropa que comandou no Haiti. Aqui o senhor teve o preparo da tropa que comandou também no Rio de Janeiro. O senhor está em casa”, afirmou.

Diante dos militares em forma, o Comandante do Exército destacou a pronta atuação do CMS no apoio à Defesa Civil para ajudar as vítimas do ciclone extratropical que arrasou municípios do Vale do Taquari. “Esse é o jeito da nossa tropa, que faz a diferença que é necessária; que em qualquer lugar do território nacional é respeitada pelas ações, muito mais pelas ações do que pelas palavras. Porque fala pouco e trabalha muito. Não tem noite, não tem dia; não tem calor, não tem frio. Está sempre pronto pra cumprir sua missão”.

Depois da solenidade, o Comandante do Exército visitou o Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA), acompanhado do Comandante Militar do Sul, General Hertz; do Comandante da 3ª Região Militar, General Melo; e do Comandante do 4o Grupamento de Engenharia, General Santos.

Guiado pela diretora do Hospital, Coronel Médica Carla Lobo, o General Tomás visitou, primeiramente, o Centro Cirúrgico, onde conheceu a estrutura para a realização de procedimentos cardíacos complexos, como a hemodinâmica e vídeo-cirurgias em 4k, com alta resolução.

Atualmente, o HMAPA é referência de atendimento para todo o País e, entre janeiro e agosto de 2023, teve um crescimento de 10% nas cirurgias, se comparado com o mesmo período de 2022, num total de 2.802 procedimentos.

O Comandante também foi apresentado ao espaço onde ficarão dez novos leitos de UTI. As obras estão curso e quase 80% do projeto já está pronto. A comitiva passou ainda pelo andar da Quimioterapia, Laboratórios, salas de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

O General Tomás conversou com os profissionais de saúde do Hospital sobre os atendimentos e ainda teve a oportunidade de conhecer pacientes internados. “A senhora está em ótimas mãos”, disse o Comandante para uma paciente internada para uma cirurgia.

No último compromisso do dia, os generais Tomás e  Hertz  reuniram-se com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e representantes da Defesa Civil do Estado, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, local onde funcionam secretarias e outros órgãos da administração pública estadual.

O Comandante Militar do Sul destacou o número de militares empregados até agora na Operação no Vale do Taquari (mais de 1 mil) e toda a estrutura usada para ajudar a população. Já o Comandante do Exército, colocou o CMS novamente à disposição. “Se necessário, enviaremos mais militares e meios, inclusive de outros Estados”, frisou.

O Governador Eduardo Leite destacou que outras regiões do estado também estão em atenção, como o Sul e a Fronteira-Oeste ao que foi informado pelo Comandante do CMS de que as tropas já estão em prontidão nas localidades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página