Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Santa Maria

Comandante do EB inspeciona Guarnição de Santa Maria

Em estada no Rio Grande do Sul, onde acompanhou a Operação Taquari, que objetiva auxiliar a Defesa Civil no amparo às vítimas das enchentes, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, também esteve em visita de inspeção à Guarnição de Santa Maria, entre os dias 13 e 15 de setembro.


Na quarta-feira (13/09) junto do Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, do Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandantes de Grandes Unidades e oficiais superiores, o General Tomás visitou as instalações do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3).

“Estamos com um elevado nível de manutenção e gerenciamento que capacita nossa força blindada a ser muito operacional e muito capaz. Isso deixa o comandante muito orgulhoso”, comentou o General.

Em seguida, no Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), o Comandante do Exército ministrou uma palestra para oficiais superiores e, na sequência, esteve na empresa Krauss-Maffei Wegmann (KMW), onde foi recebido pelos diretores e conheceu a linha de produtos fabricados pela marca, além de visitar as instalações da oficina onde é feita a manutenção dos blindados.

Na quinta-feira, 14, o General Tomás recebeu as honras de gala, composta por uma escolta a cavalo de alunos do Colégio Militar de Santa Maria, Guarda de Honra e salva realizada por tropas da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec). Após as honras, o Comandante seguiu para Rosário do Sul, onde acompanhou o exercício de certificação da Força de Prontidão (FORPRON) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), a Operação Punhos de Aço.

No Polígono de Tiro Tenente de Lacerda, foram realizados tiros reais com as viaturas blindadas Leopard 1A5, Gepard, M109, M-113, Guarani e Cascavel, além de Morteiro Pesado 120mm. Também foram demonstradas as tecnologias dos alvos pop-ups e linha de alvos móveis, recentemente inaugurados.

“São poucos os exércitos do mundo que têm a possibilidade de ter um campo de instrução adequado, que podem fazer uma certificação de uma FORPRON blindada que mobiliza mais de mil militares e inúmeras viaturas blindadas. Isso atesta o profissionalismo, a capacidade de resposta da nossa tropa, a dedicação e a superação às mudanças climáticas e rápida adequação ao terreno”, avaliou o General Tomás.

A sexta-feira (15/09) foi dia de reunir a tropa no pátio do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), no bairro Boi Morto, em Santa Maria, para um Treinamento Físico Militar (TFM) centralizado. Após os exercícios de aquecimento com cerca de 700 militares presentes, o General Tomás liderou uma corrida de 7 quilômetros pela Avenida do Exército, passando ainda pelo CA-Sul e 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC).

Encerrando o cronograma de atividades, ainda na sexta, o Comandante do Exército esteve no 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), atualmente localizado em Santa Cruz do Sul, sua primeira unidade como oficial.

Texto: 2º Ten Brondani
Fotos: 3ª DE

registrado em:
Fim do conteúdo da página