Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERAÇÃO TAQUARI

Comandante do EB acompanha emprego da tropa na Op Taquari

O Comandante do Exército, General Tomás, esteve nas áreas afetadas pelas cheias, no Vale do Taquari, nesta terça-feira (12/09). Em Lajeado, foi na Base do Centro de Coordenação e Controle da Operação Taquari, onde foi montado um posto de Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Acompanhado do Comandante Militar do Sul, General Hertz, e do Comandante da 6ª Divisão de Exército, General Baltieri, visitou o Hospital de Campanha, em Roca Sales. No local, conversou com os militares que atuam nos atendimentos médicos, com representantes da Força Nacional do SUS e também das forças de segurança pública da região. O Comandante conferiu ainda a estrutura montada para receber os suprimentos doados.

“A gente fica triste de ver tanto sofrimento do povo, porque é muita destruição e muita necessidade de sinergia para que a gente possa ajudar a mitigar o problema da comunidade. E nesse aspecto, o Exército, entra como um dos parceiros”, declarou.

A comitiva também sobrevoou o município de Muçum. Em terra, as tropas do 4º Grupamento de Engenharia apoiam a comunidade. No total, mais de 6.000 metros cúbicos de entulhos, o correspondente a 500 caçambas, já foram removidos das ruas das cidades do Vale do Taquari. E a Engenharia do Exército trabalha incansavelmente em prol da população.

A terça-feira seguiu com a limpeza das ruas e residências, além da retirada de lodo e de escombros das vias, com o uso de retroescavadeiras, tratores de esteira e caminhões basculantes. O caminhoneiro Vilmar Eveiro, agradeceu a ajuda dos militares.

“O Exército dando o maior apoio, entregando cesta básica, água, alimentação, dando apoio sempre. Nota 10 pro pessoal do Exército. Isso aí é sem palavras”, afirmou.

No Rio Taquari, a tropa da Engenharia, usando botes, realizou a transposição de cabos de energia de uma margem a outra.

“Esse trabalho foi coordenado com a Defesa Civil, por uma solicitação da Companhia de Energia Elétrica. Nós prontamente apoiamos e fazemos essa travessia para que a energia elétrica volte a normalidade nas cidades atingidas pela enchente”, explicou o Comandante do 4º Grupamento de Engenharia, General Santos.

Do Vale do Taquari, a comitiva do comandante se deslocou para a BR 116, onde ocorre a duplicação da rodovia. Passou pela pedreira, usina de asfalto, laboratório e pelos locais que produzem britas para a obra. Militares do Destacamento Guaíba também foram empregados na Operação no Vale do Taquari.

A Marinha do Brasil também está na região, com botes fluviais. Em terra, os marinheiros entregaram 716 marmitas nos bairros Moinhos, das Indústrias e Oriental, e no Ginásio do Martin Luter, na cidade de Estrela. Além disso, A Marinha continua empregando aeronaves nas buscas aéreas por vítimas das chuvas e no transporte de materiais, suprimentos e de pessoas que precisam de cuidados médicos de urgência.

Texto: 2º Ten Nathalia King
Edição: Cap Viviane
Fotos: 1º Sgt Pires e 18º B Inf Mtz



registrado em:
Fim do conteúdo da página