Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
DOUTRINA

CMS sedia Simpósio de Tropas Blindadas e Mecanizadas



Cenário internacional, tecnologia, investimentos, equipamentos, armas e viaturas foram temas de um importante evento nesta segunda-feira, 10 de outubro, em Porto Alegre/RS. Realizado no Quartel General do Comando Militar do Sul, no Centro Histórico da Capital Gaúcha, o "Simpósio Doutrinário de Tropas Blindadas e Mecanizadas" reuniu Comandantes de Organizações Militares e Oficiais Generais do Exército Brasileiro para um dia de estudos e debates sobre a modernização de veículos, equipamentos da Força Terrestre e aspectos doutrinários do emprego das tropas.

Prestigiaram o evento autoridades como o antigo Comandante do Exército Brasileiro e do CMS, General de Exército R1 Edson Leal Pujol; o antigo Comandante Militar do Sul e atual Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade; o atual Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva; e o Comandante Logístico, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes.

O que vem ocorrendo hoje no mundo mostra mais uma vez a necessidade e a importância das forças blindadas no contexto de uma guerra convencional. Há a necessidade de nos atualizarmos e padronizarmos conhecimento em prol de um Exército sempre operacional como o nosso”, declarou o General Fernandes.



Chefe do Estado-Maior do Exército, o General Stumpf atualizou os militares sobre o planejamento e projetos de aquisições de equipamentos importantes para a manutenção da capacidade operacional da Força, como o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas, Defesa Anticarro, materiais de Engenharia de Combate e a fabricação de modernos rádios em blindados, esses últimos produzidos pela indústria nacional.

Nós estamos em um processo de transformação do Exército. As nossas forças blindadas estão sendo modernizadas e nós estamos discutindo os detalhes sobre como fazer e onde alocar mais e menos recursos. Estabelecer as prioridades corretas é o mais importante”, disse o General Stumpf.



O Comandante Militar do Sul, General Soares, também ressaltou a importância do tema blindados no contexto das guerras atuais.

Muitos achavam que nunca mais haveria guerra e que as tropas blindadas eram coisas do passado. Mas, na verdade, não se fala em guerra sem blindados. Este simpósio é importantíssimo para discutirmos as mais do que prováveis mudanças no cenário internacional”, concluiu o General Soares.









Texto: 2º Tenente Pablo Gomes/CMS


Fotos: 2º Tenente Pablo Gomes, 1º Sargento Wagner Pires e Cabo Douglas Franco/CMS

registrado em:
Fim do conteúdo da página