Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FEB

CMS sedia Encontro Nacional de Veteranos da FEB

Este ano, a cidade de Porto Alegre/RS foi escolhida para receber o 32º Encontro Anual de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), reunindo os filhos, netos e os próprios ex-combatentes. O evento histórico começou nesta segunda-feira (21) e segue até quinta-feira (24), com a presença de sete, dos cerca de 80 veteranos ainda vivos no País.



“Depois de tantos anos parados por causa da pandemia, hoje estamos reunindo as famílias febianas, veteranos de guerra, muito bem reconhecidos pelo CMS. Agradecemos de coração, os nossos heróis jamais podem ser esquecidos”, disse o 1º vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB) no Rio Grande do Sul, Ricardo Nácul.

A abertura do evento ocorreu no auditório do Comando Militar do Sul e contou com a presença do antigo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol e do Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva. Na manhã de segunda-feira, a programação começou com palestras curtas. A primeira foi sobre “A importância da Força Expedicionária Brasileira para o Brasil”, conduzida pelo presidente da Academia de História Militar Terrestre, Coronel R1 Luiz Ernani Caminha Giorgis.



Em seguida, o vice-presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (ANVFEB), Alfredo Duarte, falou sobre “A Medalha do General Yeddo Jaccob Blauth” e a importância do militar na II Grande Guerra. Por fim, foi apresentado o Censo da FEB, que contabiliza 81 veteranos ainda vivos e 143 falecidos entre 2020 e 2022.



A Força Expedicionária Brasileira foi a delegação militar com mais de 25 mil homens e mulheres enviados para integrar as tropas dos países aliados na II Guerra Mundial. Os combatentes brasileiros atuaram nas regiões montanhosas da Itália durante o inverno, entre o fim de 1944 e o início de 1945.

“Essa página de ouro da história militar, essa memória, precisa se manter viva. Na época, o Brasil era um país rural, pouco industrializado e que foi atacado sem aviso pela Alemanha nazista. Os pracinhas foram chamados de toda a parte, do norte ao sul do país”, destacou Israel Blajberg, 1º vice-presidente da ANVFEB-RJ.

Com 100 anos de idade, o presidente da ANVFEB no Rio Grande do Sul e ex-combatente, Capitão Elmo Diniz, participou da conquista de Monte Castelo. “Na parede do meu quarto tenho o mapa da Itália que me servia de orientação. E hoje, graças a Deus, estou aqui contando a história”, afirmou.



A fim de reverenciar a façanha brasileira, uma placa comemorativa foi inaugurada no Museu Militar do CMS. Os veteranos relembraram as batalhas da guerra enquanto circulavam entre o vasto acervo.

O Tenente Luiz Souza, de 98 anos, só ficou satisfeito quando visitou o interior do blindado T17 Deerhound. Natural de São Luiz Gonzaga/RS, o ex-combatente falou emocionado sobre a sua trajetória no Exército Brasileiro. “É a nossa vida e eu estou contente, satisfeito! Já posso partir feliz porque estou realizando aquilo que Deus proporcionou”, concluiu.

Texto: 2º Ten Nathalia King
Imagens: Cb Douglas



Programação do XXXII Encontro Nacional de Veteranos da FEB

Terça-feira, 22 de novembro

* 11h30: formatura militar – Local: Colégio Militar de Porto Alegre
* 14h30min: circuito de palestras no auditório do Colégio Militar de Porto Alegre

Quarta-feira, 23 de novembro

* 8h30min: circuito de palestras no auditório do CMS – Local: QG do CMS
* 12h: passeio de barco no Guaíba
* 14h30min: homenagem na Assembleia Legislativa do RS

Quinta-feira, 24 de novembro

* 10h: homenagem e Inauguração da Rua Ten Enf Ignácia B. Blauth na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página