Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ENSINO

Comando Militar do Sul recebe alunos ECEME

Analisar a aplicação do poder nacional nas diversas regiões do Brasil e contribuir para o aprimoramento do pensamento estratégico do Oficial de Estado-Maior. Essas são as principais finalidades da viagem de estudos estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).


A comitiva desembarcou em Porto Alegre, RS, no domingo (11) e permanece na capital até sexta-feira (16).

Fazem parte do grupo, 20 oficiais alunos, do segundo ano do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM); um aluno civil, do Programa de Doutorado do Instituto Meira Mattos (IMM) da ECEME; uma professora do mesmo Instituto; dois instrutores do CCEM; e um sargento monitor. Todos participam de um ciclo de palestras e visitas no Comando Militar do Sul.

Alguns alunos estão tendo contato com o CMS pela primeira vez, como o Major Bruno de São Paulo Nunes.

“Como servi praticamente a minha vida inteira na Brigada de Infantaria Paraquedista, eu não conhecia o Comando, então nas palestras podemos entender um pouco melhor como está organizado o CMS, as três Divisões de Exército que fazem parte, entender o motivo do CMS ser a elite do combate convencional”, destacou.


Na quarta-feira, os alunos participaram de um Painel Militar, com palestras do General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior, Comandante da 6ª Divisão de Exército; e do General Adilson Akira Torigoe, Chefe do Estado-Maior do CMS. Na quinta-feira, foi a vez de um Painel Econômico com palestras proferidas por representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), entre outras.


A comitiva também visitou o acervo do Museu Militar do Comando Militar do Sul e, esteve na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul.

O General Tratz, Comandante da 3ª Divisão de Exército, apresentou a Divisão Encouraçada e os alunos visitaram o Centro de Instrução de Blindados e o Centro de Adestramento-Sul, polos de referência no ensino e adestramento de tropas blindadas e mecanizadas.

Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participaram de um painel acadêmico, onde foi abordado o tema “Defesa Brasileira”, destacando a importância entre Estado, Academia e Indústria como forças do desenvolvimento nacional.

A viagem dos alunos é, segundo o Major São Paulo, o coroamento de uma fase de ensino da escola. “Como nosso País tem proporções continentais, mesmo nos movimentando muito ao longo da carreira, nem todos têm a oportunidade de conhecer os oito Comandos Militares de Área. Então pra gente é importante entender quais são as necessidades dessa parte do território nacional”, finalizou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página