CMS é Campeão do Exército 2023 - Série Cavalos Novos
De 26 a 28 de maio, o Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio, em Tramandaí/RS, sediou o Campeonato do Exército de Concurso Completo de Equitação (CCE) 2023. Em disputa também os títulos do Estadual, Nacional e Internacional de CCE. O evento, organizado pela Comissão de Desportos do Exército e 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, reuniu mais de 70 atletas - entre civis e militares.
Representando o Comando Militar do Sul, o 1⁰ Tenente Marlon Santos da Conceição, montando Bárbaro do Rincão, foi o grande campeão da Série Cavalos Novos. Vice-campeão, Coronel Rodrigo Lopes Bragança Silva e Baluma do Rincão, do CML/DECEX.
Na série principal do Campeonato do Exército, o título ficou com Coronel Fabrício Caldas Albuquerque e Relincho, do Comando Militar do Leste. Na segunda colocação, 2º Tenente Aiã Monteiro Vieira e Virtude do Rincão, do CMS.
Na disputa por equipes, o título da série Cavalos Novos foi para o Comando Militar do Sul. Em 2º lugar, o Comando Militar do Planalto. Na série 2*, o Comando Militar do Planalto sagrou-se Campeão e o vice- ficou com o Comando Militar do Leste.
Prestigiando o evento, o Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, falou do papel importante do Exército Brasileiro no incentivo ao esporte nacional.
“Aproveitamos a infraestrutura que temos para apoiar o esporte. Estamos com representações do CML, CMS, CMSE, CMP, Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Federação Equestre de SP. O cuidado que temos com o nosso patrimônio, a preservação da nossa historia, fortalece e convida a todos a vir participar. (Parque Osorio) Não é só uma área histórico-cultural, mas uma área para realizarmos os nossos exercícios, as nossas atividades militares, destacou.
Confira os vencedores de todas as séries.
RESULTADO 1 ESTRELA:
https://www.cms.eb.mil.br/attachments/category/2/RESULTADO%201%20ESTRELA.pdf
RESULTADO 2 ESTRELAS:
https://www.cms.eb.mil.br/attachments/category/2/RESULTADO%202%20ESTRELAS.pdf
RESULTADO 3 ESTRELAS CURTO:
https://www.cms.eb.mil.br/attachments/category/2/RESULTADO%203%20ESTRELAS%20CURTO.pdf
RESULTADO 3 ESTRELAS LONGO:
https://www.cms.eb.mil.br/attachments/category/2/RESULTADO%203%20ESTRELAS%20LONGO.pdf
RESULTADO 75:
https://www.cms.eb.mil.br/attachments/article/9716/RESULTADO%2075.pdf
RESULTADO 90:
https://www.cms.eb.mil.br/attachments/category/2/RESULTADO%2090.pdf
RESULTADO EQUIPES 2 ESTRELAS:
https://www.cms.eb.mil.br/attachments/category/2/RESULTADO%20EQUIPES%202%20ESTRELAS.pdf
CCE
O Concurso Completo de Equitação é uma modalidade olímpica, considerada o triatlo equestre - são três provas, que ocorrem ao longo de três dias. No primeiro dia, os conjuntos (cavalos e cavaleiros/amazonas) participam do Adestramento, que tem o objetivo de testar as suas habilidades, trabalhando as andaduras naturais do animal de forma harmoniosa. No segundo, o preparo físico e a coragem dos cavalos são avaliados na prova de cross country, com obstáculos rústicos, como rios e buracos. Depois, os animais são submetidos à inspeção veterinária, visando o seu bem-estar. Se estiver tudo certo, seguem para o terceiro e último teste: o salto clássico.
“No somatório de tudo isso eu tenho um cavalo completo, que é um cavalo bem adestrado, um cavalo calmo, um cavalo com um bom preparo físico e um cavalo limpo na pista. Por isso é um triatlo equestre” explica o Coronel Marcelo Ferme, Comandante da Escola de Equitação do Exército.
ORIGEM
O Concurso Completo de Equitação é uma modalidade olímpica, com origem na Europa, com o nome de Cavalo D`Armas, que tinha a finalidade de preparar os cavalos para a guerra. No Brasil, a modalidade começou a ser praticada por volta de 1922, como treinamento para os cavalos da Cavalaria. Ainda hoje, os animais são utilizados em diversas atividades do Exército Brasileiro. O Comandante do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, Tenente-Coronel Éderson Sasso, explica que o CCE serve não só para para treinar os animais, mas também os militares.
“O concurso completo de equitação é talvez, dentro das modalidades equestres, a que tem uma maior ligação com a nossa atividade militar. Ele prepara o cavalo para situações que vai encontrar no dia a dia, numa atividade de patrulha, de controle de distúrbios, e dessa maneira a gente mantém tanto o cavalo quanto o cavaleiro preparados para as nossas atividades operacionais”, afirmou.
Texto: Cap Viviane
Fotos: Sgt Pires/ Cb Coutinho/ Sd Borges
Redes Sociais