Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
BICENTENÁRIO

CMS celebra os 200 anos da Independência com desfiles



A quarta-feira, dia 7 de setembro de 2022, foi uma data histórica. Para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, a população foi às ruas exaltar o patriotismo e prestigiar os tradicionais desfiles realizados em todo o País, mas que estavam suspensos há dois anos devido à pandemia.

No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, área de abrangência do CMS e onde atuam cerca de 50 mil militares, o equivalente a 25% de todo o efetivo do Exército Brasileiro, houve programações em diversas cidades, especialmente nas capitais dos três Estados.


Em Porto Alegre, a atividade ocorreu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Orla do Guaíba), nas proximidades do Estádio Beira-Rio. Coordenada pela 6ª Divisão de Exército, comandada pelo General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior e cuja sede fica no Quartel General do CMS, o desfile mobilizou perto de cinco mil pessoas em forma.



Mais da metade eram militares do Exército, da Marinha, da Força Aérea, da Brigada Militar, do Comando Rodoviário e do Corpo de Bombeiros. Também participaram agentes das Polícias Civil, Federal, Penal e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os demais civis eram de entidades formadas por ex-militares, escoteiros e tradicionalistas.

O desfile teve vários momentos marcantes, a começar pela Salva de Gala realizada pelos alunos do Curso de Artilharia do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA). Foram efetuados 19 tiros de Obuseiro 105 mm no Parque Marinha do Brasil em reverência ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior; e ao Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva. No palanque oficial também estiveram presentes outras autoridades militares e civis, como o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Salto de paraquedistas do Exército nas águas do Guaíba, desfile aéreo de aviões da FAB e helicópteros da Brigada Militar e da PRF, desfile terrestre de viaturas dos órgãos de segurança pública e dos meios blindados, motorizados (sobre rodas) e mecanizados (sobre esteiras, as chamadas de lagartas) do Exército chamaram a atenção do público.

Ao todo, cerca de 250 veículos passaram pela avenida. Destaque ainda para o desfile das tropas hipomóveis (cavalos) do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda e da Brigada Militar e para a participação conjunta das bandas do Exército e da Brigada Militar, que encantaram a multidão.



As atividades comemorativas ao Bicentenário da Independência continuam nesta sexta-feira, dia 9, com o Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Coro Sinfônico da OSPA e da banda do 3º BPE.


Foi a primeira vez que acompanhei o desfile e achei tudo muito bonito e organizado. Meu sentimento é de emoção e gratidão por presenciar este momento”, comemorou a gerente de lotérica Edaiane Fabrin.


Parabenizo o Comando Militar do Sul pelo evento. Foi tudo milimetricamente no horário, sem qualquer incidente e dentro da expectativa que nós tínhamos nesse importante momento cívico para todos os brasileiros”, elogiou o Governador Ranolfo.


São 200 anos celebrando a Independência do Brasil, desde o dia em que a sociedade tomou as rédeas da nossa Pátria. E que assim seja para sempre. É com muito orgulho que hoje, como Comandante Militar do Sul, comemoro essa data histórica”, concluiu o General Soares.



























































Texto: 2º Tenente Pablo Gomes / CMS


Fotos: 2º Tenente Pablo Gomes e 1º Sargento Wagner Pires / CMS

registrado em:
Fim do conteúdo da página