Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
RAINHA DAS ARMAS

CMS celebra Dia da Infantaria em Sapucaia do Sul

A Solenidade Regional Alusiva ao Dia da Arma de Infantaria, ocorreu no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Sapucaia do Sul/RS, com a presença do Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, e do Comandante da 6ª Divisão de Exército, General Julio Cesar Palú Baltieri.

O Patrono da Arma de Infantaria, Brigadeiro Antônio de Sampaio, foi o grande homenageado. Guardando o busto do seu Patrono, militares representaram a Infantaria Paraquedista, de Selva, de Montanha e de Caatinga.


Na solenidade, houve a entrega do medalhão Jubileu de Ouro da Infantaria aos infantes com mais de 50 anos de Arma. E, junto aos mais novos, os Infantes veteranos e da ativa desfilaram em homenagem ao Patrono da Rainha das Armas.

“Eu cumprimento os infantes de ontem, de hoje e de sempre pelo dia. E cumprimento ao nosso Patrono, que escreveu com sangue o seu nome na história do nosso Exército Brasileiro e do Brasil”, destacou o Comandante Militar do Sul, General Hertz.


Na cerimônia, a representação da evolução da Infantaria, ao longo dos anos  iniciou com a Batalha de Guararapes, o marco inicial do surgimento do Exército Brasileiro. Em seguida, a Guerra da Tríplice Aliança, o maior conflito armado na América Latina e, na Segunda Guerra Mundial, a representação da Força Expedicionária Brasileira. Os militares em Missões de Paz também tiveram destaque e o “Combatente do Futuro” reproduziu a constante modernização da Infantaria.




Demonstrações Operacionais

A tropa realizou demonstrações operacionais, como a de salto livre, realizada por um Destacamento de Forças Especiais; e um ataque a ponto forte, com infiltração aeromóvel, conduzido pelo 18º Batalhão de Infantaria Motorizado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página