Colégio Militar de Porto Alegre recebe autoridades do Exército
Em seu contínuo processo de modernização e qualificação estrutural e didática, o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), o tradicional Colégio dos Presidentes, foi visitado nesta semana por autoridades do sistema de ensino militar do Exército Brasileiro.
Na segunda-feira, dia 26, foi o Diretor de Educação Preparatória e Assistencial (Depa), General de Brigada Carlos Vinicius Teixeira de Vasconcelos, que palestrou aos professores, prestigiou apresentações culturais dos alunos e inaugurou a Seção de Liderança e Valores Militares (SLVM).
“É uma oportunidade de verificar as principais demandas, identificar cada uma delas e tentar ajudar o Colégio Militar de Porto Alegre”, disse o General Vinicius.
Já na terça-feira, 27, foi a vez do Diretor de Educação Superior Militar (Desmil), General de Divisão Ricardo Carmona; e do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa.
Escoltado pela tropa hipomóvel e recepcionado pela guarda de honra do colégio no Parque Farroupilha, a Redenção, o Chefe do Decex conferiu as instalações da escola, interagiu com estudantes e também palestrou para o corpo técnico.
“Este colégio funciona desde 1912 e traz uma importante carga histórica de um local que já foi Escola Militar, Escola de Guerra, Escola Preparatória e que hoje forma os nossos alunos da educação básica”, comentou o General Lancia.
Assim, uma das instituições de ensino militar mais importantes do Brasil preserva 110 anos de história caminhando a passos largos em direção ao futuro.
“O nosso Colégio Militar de Porto Alegre se aperfeiçoa cada vez mais. Passamos por uma pandemia, um tempo muito difícil, e o Colégio não parou em nenhum momento. E, agora, com a reativação das atividades em 2022, o Colégio está cada vez mais forte e caminha para novos desafios nessa nova era do conhecimento”, concluiu o Comandante do CMPA, Coronel Italo Mainieri Junior.
Texto: 2º Tenente Pablo Gomes/CMS
Fotos: 1º Sargento Wagner Pires/CMS
Redes Sociais