Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CMC comemora 60º Aniversário

Curitiba (PR) - No dia 13 de abril, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) comemorou seu 60º aniversário, com uma grande solenidade, abrilhantada pela presença maciça de ex-integrantes e ex-alunos. As festividades contaram com a presença de mais de 290 ex-alunos, além de ex-integrantes, alunos, familiares e do corpo permanente.


Dentre as autoridades, participaram o Embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, o Comandante da Escola Superior de Guerra e ex-aluno do CMC, Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Almirante de Esquadra Arthur Pires Ramos, antigos alunos do CMC e o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além de outras autoridades civis e militares.
Na primeira parte das comemorações, foi realizada a inauguração de retratos na Galeria “Estímulo à Vocação Militar”, da qual fazem parte os alunos que tiveram sua vocação despertada ao longo de sua formação no CMC, seguindo a carreira das armas e atingindo os mais altos postos da hierarquia militar da Marinha, do Exército e da Força Aérea.
Foram inaugurados os retratos do General de Brigada Algacir Antonio Polsin (aluno de 1975-1981), Chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia, do General de Brigada Adilson Giovani Quint (aluno de 1983), Comandante da Escola de Sargentos das Armas e do General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira (aluno de 1976-1984), Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
Na sequência, foram realizadas a entrega do medalhão comemorativo aos 60 anos para as autoridades presentes, o lançamento do selo personalizado alusivo à data, confeccionado e distribuído pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e também, o lançamento do Livro “Eu fiz parte desta História”, que traz os nomes do integrantes e alunos do CMC desde 1959.
Na segunda parte, os antigos alunos do CMC puderam vivenciar sua época de aluno, quando o Alte Esq Alípio Jorge, mais antigo ex-aluno na ativa e o aluno Giacomozzi, do 6º ano, fizeram a abertura do portão de entrada, para que os todos os ex-alunos, que prestigiaram o evento, fizessem novamente a entrada simbólica pelo portão e adentrassem marchando até o pátio de formaturas.

Finalizando as comemorações ocorreu a formatura com o Batalhão Escolar, durante a qual  
alunos foram condecorados com medalhas de Aplicação e Estudo e a entrega do “Diploma Amigo do CMC” à personalidades civis e militares que colaboram de forma inestimável e assídua com o CMC.

Abrilhantaram o evento ex-alunos do Colégio Militar de Curitiba, que hoje integram a Academia Militar das Agulhas Negras e a Academia da Força Aérea, que formaram um grupamento e desfilaram juntamente com todos os ex-alunos presentes, divididos por décadas, encerrando a cerimônia.

Segundo o Comandante do CMC, o Cel Art Guilherme Azambuja Carrilho do Rego Barros “a História do CMC conta uma trajetória de sucesso, vinda do legado deixado pelo glorioso Duque de Caxias com a instituição do Colégio Militar no Brasil. Essa memória será sempre lembrada e respeitada. Somos seguros de que os princípios e valores de ontem são valiosos para o presente e para o futuro, assim como aqueles estampados no pavilhão de ensino deste sexagenário Colégio e bradados, em alto e bom tom, em nossas formaturas: “PÁTRIA, HONRA, DEVER e DISCIPLINA”.

EDE 1793

EDE 1965

IMG 7952

IMG 8152


Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página