Centro de Coordenação de Operações do CMS tem novo chefe
Após um ano à frente do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do Comando Militar do Sul (CMS), o General de Brigada Marcelo Lorenzini Zucco deixa o cargo para assumir a Chefia do Estado-Maior do CMS. Em sua fala de despedida, destacou os momentos desafiadores vividos nos últimos 12 meses, com as chuvas fortes e a enchente que assolou o Rio Grande do Sul.
“Em setembro do ano passado, infelizmente, presenciei a maior tragédia climática da história do Estado desde a enchente de 1941. Porém, nada se compararia aos eventos que presenciaríamos a partir do final de abril deste ano. Todos nós temos na memória e na nossa história de vida, o que vimos e sentimos”, refletiu o General.
O Comandante sucedido frisou ainda que trabalhou diretamente com dezenas de órgãos e agências federais, estaduais e municipais no enfrentamento da tragédia.
“Agradeço, portanto, a todos os representantes que ombrearam conosco nestas missões. Vocês que estão aqui hoje me prestigiando, fazem parte ou estiveram envolvidos nas ações que tentaram minimizar o sofrimento de nossa população e proporcionar que pudessem retomar suas vidas”, finalizou.
Como já é tradicional na solenidade de Passagem de Chefia, a família do militar inaugurou o retrato do General Zucco na Galeria dos Chefes do Centro de Coordenação de Operações do CMS.
A solenidade, realizada em Porto Alegre/RS, foi presidida pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, que realizou a leitura do extrato da referência elogiosa do militar, e destacou as ações enfrentadas pelo General Zucco desde os primeiros dias.
“O General Zucco apresentou-se no Comando Militar do Sul em 26 de junho de 2023, oriundo da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Boa Vista, em Roraima. Sua primeira missão à frente do CMS foi a de coordenação do CCOp na Operação Ágata Conjunta, inovando ao estabelecer uma célula de inteligência no Comando Conjunto, composta por profissionais de diversas agências locais, federais e estaduais”, destacou o Comandante.
A partir de agora, General Zucco assume a Chefia do Estado-Maior do CMS. “O militar deixa o CCOp com a certeza do dever cumprido e com a consciência de que serão intensos os desafios de uma função complexa e de destaque”, completou General Hertz.
Antes de chegar ao Rio Grande do Sul, o novo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMS, General de Brigada Marco Aurélio de Castro, comandava o Centro de Instrução de Aviação do Exército Brasileiro (CIAvEx), em Taubaté/SP.
“É uma honra fazer parte da equipe do CMS. Tenho o General Zucco como um amigo e alguém que admiro muito, acompanhei o trabalho e a liderança dele antes de chegar aqui. Os desafios serão superados com a sinergia que temos na equipe, com Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e nossas agências parceiras, de todo o Estado”, disse o novo Comandante do CCOp.
Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: 1º Sgt Pires
Redes Sociais