Capacitação das equipes de fiscalização da SFPC da 5ª RM
Curitiba (PR) - Transporte de produtos perigosos e tiro prático, foram algumas das capacitações realizadas para militares do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5), para aprimoramento do efetivo em resposta a possíveis emergências envolvendo produtos perigosos e em fiscalizações nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Já militares integrantes da Rede de Fiscalização do 62º Batalhão de Infantaria (62º BI), de Joinville-SC, acompanharam integrantes da 5ª RM, na capacitação ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, que abordou temas tais como: legislação, fiscalização preventiva e emergências no transporte de produtos perigosos.
No controle
A atividade envolveu profissionais de diversas instituições que atuam na atividade preventiva. O curso teórico foi realizado nas dependências do Batalhão de Bombeiros Militares de Garuva e as atividades práticas, nas rodovias de Pirabeiraba e Itapoá. Foram fiscalizados em torno de 15 veículos com produtos perigosos, sendo que nenhum deles estava completamente ou 100% dentro dos que as normativas preveem. Quanto transportavam explosivos, que é produto controlado pelo Exército e um dos caminhões estava com irregularidade de documentação exigida pelo Sistema de Fiscalização.
Além de serem importantes para o dia a dia, o mercado desses produtos tem uma representatividade bastante significativa na economia do país.
Tiro
A Capacitação com tiro de combate teve por finalidade preparar os integrantes para fazerem face às situações que exijam uma pronta reação das equipes de fiscalização perante a possíveis ataques das organizações criminosas. Além dos alvos tradicionais para uma prova com pistolas 9mm e fuzil 7,62mm, o tiro também foi realizado em alvos móveis que poderiam representar diversas situações reais. O evento ocorreu no estande de tiro do Forte Pinheirinho.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais