Assunção do Adjunto de Comando da 5ª RM
Curitiba (PR) - Na manhã de sexta-feira (07/12), em cerimônia militar realizada nas instalações do Forte Pinheirinho, ocorreu a assunção do cargo do primeiro Adjunto de Comando da 5a Região Militar. O Subtenente Sandro Marcos Jacyntho, é o primeiro a ocupar a função de Adjunto de Comando do complexo administrativo.
Após participar de um processo seletivo minucioso que analisa toda a história de vida do militar e que envolve inúmeros Órgãos de Direção Setorial e de Direção Operacional do Exército, o S Ten Sandro participou de seis semanas de instrução a distância e quatro semanas de instrução presencial para poder assumir o cargo e desempenhar as funções inerentes ao cargo.
“Estou satisfeito, pois era um objetivo que almejava em minha carreira. Meu primeiro desafio será de conquistar a confiança dos superiores, pares e subordinados para que possa cumprir as missões que estão destinadas nesta nova função”, afirmou o Subtenente.
Para o Comandante da 5a RM, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, a presença de um Adjunto de Comando é um grande avanço. “Mais motivação e resolução de desafios para a vida das praças é o que espero. É um grande avanço para nosso Exército e um exemplo em outros países como no Exército Americano”, afirmou.
Todos querem ser
O Subtenente Emerson Strovonchowski, do Parque Regional de Manutenção da 5a Região Militar (Pq R Mnt/5) acredita que grande parcela dos Subtenentes e Sargentos desejam fazem parte dessa história e assumirem o cargo de Adjunto de Comando. “Sempre buscar diuturnamente o autoaperfeiçoamento fazendo que se torne uma constante na vida. Esse diferencial traz consequências boas para nós e resultados para a Força. A valorização da praça sempre esteve permeando o pensamento dos Comandantes e fez com que a ideia se solidificasse”, afirmou.
O Adjunto de Comando tem como principais atribuições: ser divulgador da ética e dos valores militares, ser fortalecedor dos padrões do Comportamento Militar, ser o facilitador da comunicação entre o Comando e as praças, ser divulgador da missão e da visão da Unidade e dos conceitos do Comando, assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução, do bem-estar, incluindo o da Família Militar, e em outros que envolvam as praças.
Assunção do cargo
O cargo foi criado em maio de 2015 e tem destacado subtenentes e primeiros-sargentos com patente liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal, contribuindo para a gestão das organizações militares e a obtenção da sua operacionalidade. Estiveram presentes na Formatura os Comandantes das Organizações Militares diretamente subordinadas à 5a RM e praças do Forte Pinheirinho.
Fotos: Sgt Gustavo
Redes Sociais