Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
INTERCÂMBIO

Militares do Uruguai visitam o Comando Militar do Sul

Até sexta-feira (16), 26 militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Nacional do Uruguai, visitam o Comando Militar do Sul (CMS). Além de trocar conhecimento, a viagem ao Brasil ajuda a estreitar os laços de amizade entre os países. O Comandante Militar do Sul, General Soares, junto ao Chefe do Estado-Maior do CMS, General Akira, recebeu os visitantes. Ao falar com os militares uruguaios, reforçou que o CMS é um Comando que está sempre focado no preparo da Força para entrar em combate.

“O Comando Militar do Sul envolve todas as unidades dos três Estados do Sul do país, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Somos 156 unidades, 54 mil militares. Aqui se concentra o grosso das forças blindadas e mecanizadas do Exército Brasileiro, então nós temos 90% da frota blindada do Exército”, destacou.



No auditório do Quartel-General do CMS, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS, foi apresentado um vídeo institucional sobre o Comando, conhecido como a “Elite do Combate Convencional”, contabilizando militares, viaturas, blindados e Operações com a participação do CMS. Os militares uruguaios fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre o trabalho feito no Brasil. O Major Gonzalo Pérez, de Montevideo, está pela primeira vez no Brasil, mas já trabalhou com o Exército Brasileiro em Missões de Paz.

“Quero conhecer mais do Exército Brasileiro, aprender sobre ele, entendê-lo, porque, se no futuro tivermos alguma missão em conjunto, o trabalho será feito com mais facilidade. Além disso, são formas de trabalho diferentes, então podemos melhorar um com o outro e aprender boas práticas para aplicar no nosso dia a dia”, disse.



A delegação de oficiais superiores, que conta também com dois militares da Argentina e do México, que fazem intercâmbio no Uruguai, vai conhecer outras organizações militares da capital gaúcha e também o trabalho feito em diferentes cidades, como São Leopoldo e Santa Maria.

Texto: 2º Ten Nathalia King

Fotos: 1º Sgt Pires

registrado em:
Fim do conteúdo da página