Aberta oficialmente a Semana da Pátria em Porto Alegre/RS
O monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção) foi o cenário para o momento que deu início às comemorações alusivas aos 200 anos da Independência do Brasil: o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria, na manhã desta quinta-feira (1º).
Aproximadamente 170 militares do Exército Brasileiro e 120 militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros participaram da cerimônia. Autoridades militares e civis também estiveram presentes, como o Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto Dahmer, e o Comandante da 6ª Divisão de Exército, General de Divisão, Alcides Valeriano de Faria Junior.
Ao lado do mastro principal, estavam perfiladas as bandeiras dos Estados da Federação, portadas por escoteiros e associações de compatriotas. O General Soares presidiu a solenidade, hasteou a Bandeira do Brasil e acendeu o fogo simbólico da Pátria. O Comandante Militar do Sul recebeu a centelha de representantes da Liga da Defesa Nacional.
“Há 200 anos nosso país é independente, nossa sociedade traça seus rumos e assim, continuará sendo para sempre, mesmo que nós brasileiros tenhamos que verter sangue para tal. Com essas palavras, declaro aberta a Semana da Pátria no Estado do Rio Grande do Sul”, disse o Comandante Militar do Sul.
A pira ficará acesa durante toda a semana num símbolo de ardor cívico e amor ao Brasil. E, no dia 7 de setembro, será transformada na Chama Farroupilha, conduzida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia) na capital gaúcha.
Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: Sd Gaspar
Edição: Cap Viviane
Redes Sociais