Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Aberta oficialmente a Semana da Pátria em Porto Alegre/RS

O monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção) foi o cenário para o momento que deu início às comemorações alusivas aos 200 anos da Independência do Brasil: o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria, na manhã desta quinta-feira (1º).

 

foto1

 Aproximadamente 170 militares do Exército Brasileiro e 120 militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros participaram da cerimônia. Autoridades militares e civis também estiveram presentes, como o Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto Dahmer, e o Comandante da 6ª Divisão de Exército, General de Divisão, Alcides Valeriano de Faria Junior.

WhatsApp Image 2022 09 01 at 14.33.24 (3)

 

WhatsApp Image 2022 09 01 at 14.33.22 (3)

Ao lado do mastro principal, estavam perfiladas as bandeiras dos Estados da Federação, portadas por escoteiros e associações de compatriotas. O General Soares presidiu a solenidade, hasteou a Bandeira do Brasil e acendeu o fogo simbólico da Pátria. O Comandante Militar do Sul recebeu a centelha de representantes da Liga da Defesa Nacional.

WhatsApp Image 2022 09 01 at 14.33.23 (2)

“Há 200 anos nosso país é independente, nossa sociedade traça seus rumos e assim, continuará sendo para sempre, mesmo que nós brasileiros tenhamos que verter sangue para tal. Com essas palavras, declaro aberta a Semana da Pátria no Estado do Rio Grande do Sul”, disse o Comandante Militar do Sul.

A pira ficará acesa durante toda a semana num símbolo de ardor cívico e amor ao Brasil. E, no dia 7 de setembro, será transformada na Chama Farroupilha, conduzida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia) na capital gaúcha.

Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: Sd Gaspar
Edição: Cap Viviane

registrado em:
Fim do conteúdo da página