6ª Divisão de Exército comemora 74 anos
A 6º Divisão de Exército (6ª DE), “Divisão Voluntários da Pátria”, comemorou os seus 74 anos de criação com uma grande solenidade realizada no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, em São Leopoldo/RS, no último sábado (29/05/2023).
A data histórica de criação é 2 de maio de 1949 e foi marcada na formatura com a benção da tropa pelo Pastor Rodrigues, Adjunto da Capelania Militar do Comando Militar do Sul (CMS), pela leitura de toda a trajetória vitoriosa da Divisão, além de desfile a pé e motorizado dos meios que compões a 6ª Divisão de Exército.
Durante a cerimônia também foi realizada a entrega do Diploma Amigo da 6ª Divisão de Exército para civis e militares parceiros da Instituição. Nessa edição, foram agraciados: O Coronel Veterano Marco Dangui Pinheiro, Ex-presidente da Liga da Defesa Nacional, no RS; o Coronel Veterano Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, Presidente do GBOEx; O Coronel Veterano Washington Brandão Vasconcelos Júnio, Chefe do Escritório da Poupex, em Porto Alegre; o Major Diego Garay Terra, Oficial do Estado-maior da Brigada Militar e a Senhora Teresinha Martini Thiesen, Assessora do Cerimonial do Palácio Piratini.
“A 6ª Divisão de Exército, nasceu em um dos momentos mais críticos da história do Brasil, a Guerra do Paraguai. Enfrentou esses momentos difíceis, mas superou todos. Uma marca da nossa Divisão, é a superação. Então, é um orgulho muito grande pertencer a uma Divisão que tem origens tão nobres e, que ao longo da história, tem evidenciado garra, capacidade, tenacidade, competência e dedicação, atributos que observamos hoje, durante a nossa formatura.”, evidenciou o General de Divisão Julio Cesar Palu Baltieri, Comandante da 6ªDE.
A solenidade contou com a presença do Comandante Militar do Sul (CMS), General de Exército Hertz Pires do Nascimento que destacou a organização da solenidade, a qualidade da tropa e frisou que além dos feitos históricos, 6ª DE está sempre pronta para atender aos chamados da sociedade.
Apesar da comemorar os 74 anos de Criação, a gênese da 6ª Divisão de Exército nos remete a Guerra do Paraguai, uma das maiores passagens históricas vividas por esse Grande Comando. Em 1866, a então, 6ª Divisão de Infantaria (6ª DI) foi organizada para reforçar as tropas aliadas na luta contra o Exército do Paraguai. Constituída por três Brigadas, formadas por Batalhões de Fuzileiros e de Voluntários da Pátria, a 6ª DI teve seu batismo de fogo em 2 de maio de 1866, na Batalha de Estero Bellaco. Dias mais tarde, em 24 de maio, a história registra a destacada atuação da 6ª DI, naquele que seria o mais decisivo evento da guerra: a Batalha de Tuiuti, maior batalha campal da América do Sul. Com o término da Guerra do Paraguai em 1870, a 6ª Divisão de Infantaria foi extinta, sendo reativada em 1949, em 2 de maio, coincidentemente no mesmo dia do batismo de fogo em Estero Bellaco.
A 6ª Divisão de Exército está localizada no Quartel-general do Comando Militar do Sul (CMS), em Porto Alegre/RS, sendo constituída pela 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Bagé/RS), a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (Pelotas/RS). Além de suas unidades divisionárias: o 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Jaguarão/RS) e o 6º Batalhão de Comunicações (Bento Gonçalves/RS).
Texto: 2º Ten Fábio Almeida
Fotos: 1º Sgt Pires
Redes Sociais