Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

5ª RM qualifica para o primeiro emprego

Curitiba (PR) - A 5ª Região Militar assumiu a coordenação do Projeto Soldado Cidadão (PSC) e do Programa Forças no Esporte (PROFESP), no estado do Paraná. Desde o mês de julho, o Comando é responsável por ofertar cursos profissionalizantes para os 900 jovens do efetivo variável, que darão baixa do Exército, no final do ano.


Entre as qualificações estão: condutor de veículos de passageiros, transporte de cargas perigosas, eletricista, instalador residencial, garçom, mecânica de motores a diesel, mestre de obras e auxiliar de cozinha.
O Projeto Soldado Cidadão foi lançado, em agosto de 2004, pelo Governo Federal. “O objetivo é qualificar profissionalmente os militares que prestam o serviço militar inicial e os cabos e soldados temporários como forma de complementando a formação cívica-cidadã e facilitar o ingresso dos mesmos no mercado de trabalho, após o período dentro das Forças Armadas”, comenta o coordenador do projeto na 5ª RM.
O Programa Forças no Esporte (PROFESP)
Outro projeto que passou para a coordenação da 5ª RM, é o Forças no Esporte, que é um Programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com Ministérios, e tem como finalidade promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social, a cidadania e reduzir riscos sociais dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar.
O PROFESP tem como público-alvo, crianças, jovens, adolescentes com idade entre seis e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados na rede oficial de ensino.
No Paraná são atendidas mais de 450 crianças neste Programa, em sete diferentes núcleos que estão distribuídos nas cidades de Curitiba, Lapa, Francisco Beltrão, Guarapuava e Castro.

1

3

4

2

Fotos: Ten Josiany

registrado em:
Fim do conteúdo da página