3º RCG sedia competições nacionais de hipismo em POA
Entre os dias 6 e 9 de novembro, o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre/RS, recebeu 139 conjuntos para o Campeonato Brasileiro Militar e o Campeonato de Salto do Exército. As representações vieram dos Comandos Militares de Áreas do Comando Militar do Sul (CMS), Comando Militar do Oeste (CMO), Comando Militar do Planalto (CMP) e Comando Militar do Leste (CML), além das polícias militares dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
O Comandante da Escola de Equitação do Exército Brasileiro, coronel Marcelo, participa pela 12ª vez das competições e exaltou as provas.
“A gente tem um carinho especial pelo Campeonato do Exército, participamos de outras provas, campeonatos brasileiros, mas este tem um sentimento diferente, sempre dá um friozinho na barriga nos primeiros dias”, contou ele.
As provas reuniram atletas de alto padrão do hipismo brasileiro, que participaram de altos que partiram de 1m até 1m30cm de altura. O sargento Tiago, do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, do Comando Militar do Planalto, competiu pela primeira vez no Rio Grande do Sul.
“Ah, é muita emoção né, um sentimento de emoção e um sonho realizado também”, disse ele.
REFORMA DA PISTA
A Pista Dragões de Minas Gerais foi oficialmente reinaugurada com as competições nacionais. De acordo com o Comandante do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, coronel Ederson, a obra de reforma durou três meses.
“Primeiramente, foi feito todo o nivelamento da pista com um novo sistema de drenagem. Em cima dela, foi colocado o que temos hoje de mais moderno em tecnologia de pisos para a prática da equitação, um material especial para este tipo de esporte, que ajuda a absorver o impacto do cavalo no solo, dando maior segurança ao praticante e, principalmente, aos nossos animais”, explicou o comandante.
OPERAÇÃO TAQUARI 2
O esporte imita combate e o cavalo é fundamental para o treinamento dos militares. Em maio, o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda abriu mão das atividades hípicas para apoiar a Operação Taquari 2, em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Dali, partiram helicópteros para resgates e milhares de militares que apoiaram a população gaúcha, por mais de 40 dias. Com as competições, o Regimento volta à sua essência: a cavalaria.
“O Regimento Osorio está de parabéns! E nós, muito felizes porque estamos sediando o maior evento do hipismo militar brasileiro no Rio Grande do Sul, ainda mais depois de tudo que passamos nos últimos meses, destacou o Comandante Militar do Sul, General Hertz.
Os campeonatos fazem parte do calendário de atividades hípicas organizadas pela Confederação Brasileira de Hipismo, Comissão de Desportos do Exército e pelo Comando Militar do Sul.
RESULTADOS
Campeonato Brasileiro Militar:
- Top Militar: o Cel MARCELO Ferme dos Santos com Urca do Rincão - Campões; o Cel R1 Renato PACHECO com Noir - Vice-Campões e o Cap Eduardo DALA NORA com Voice do Rincão - 3º lugar.
- Individual Militar - 1,20m: Campeão Cap Paulo Sérgio Costa Moreira com Uberaba do Rincão, Vice-campeão Maj Vinícius Lemos da Silva com Lyon do Castello e 3⁰ Colocada a 3⁰ Sgt Clarissa Rechden e Silva com Madame da Vista.
- Individual Militar A - 1,10m: Campeão Cap ELTON Edgar Guedes Soares com Legionário da Vista, Vice-campeão Cel MARCUS Machado COUTO com Caridoso do Rincão e 3º Colocado Cb João Pedro WEBBER com Tormenta do Rincão.
- Individual Militar B - 1,0m: Campeão Ten Anderson ADONIS Faria da Cruz Junior com Tempo do Rincão, Vice-campeão Cel Marcelo MACHADO Ferreira com Maestro do Rincão e 3º Colocado Cel Sílvio Luis BITENCOURT com Xaxim da Serra.
Campeonato de Salto do Exército:
- Melhor Cavalo do Rincão ficou com URCA DO RINCÃO montada pelo Cel MARCELO Ferme dos Santos .
- Coudelaria do Rincão - Cavalos Novos: o Cel MARCELO Ferme dos Santos com Dona do Rincão, Cel MARCUS Machado COUTO com Caridoso do Rincão e Cap Eduardo DALA NORA com Downtown do Rincão, Campeão, Vice-Campeão e 3º lugar respectivamente.
- Prova Oficiais-Generais: o campeão foi o Gen Bda Abelardo PRISCO de Souza Neto com Nuno do Rincão; o Vice-Campeão o Gen Ex R1 Edson LEAL PUJOL com Soberbo do Rincão; o Gen Bda R1 Moisés da PAIXÃO Júnior com Nostradamus do Rincão, 3º Lugar; Gen Bda Marcelo Goñes SABBÁ de Alencar com Refrão do Rincão, 4º lugar; Gen Div Ricardo de Castro TROVIZO com Buscapé do Rincão, 5º lugar; e o Gen Ex R1 Valério STUMPF Trindade com Anistia do Rincão, 6º lugar.
Redes Sociais