3ª Bda C Mec participa da Operação Fronteira Sul
Bagé (RS) - A 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, “Brigada Patrício Corrêa da Câmara”, participa, desde 3 de junho, da “Operação Fronteira Sul”.
A atividade é prevista em Lei Federal e tem por objetivos prevenir e reprimir, na faixa de fronteira terrestre, e nas águas interiores, delitos transfronteiriços e ambientais, isoladamente ou em coordenação com outros órgãos do Poder executivo, executando ações de patrulhamento, revistas de pessoas e de veículos terrestres.As ações ocorrem em toda a faixa de fronteira sob a responsabilidade da 3ª Bda C Mec, entre o sul do município de Quaraí até o município de Jaguarão, com aproximadamente 400 Km de extensão.A integração e interação entre o Exército Brasileiro e Órgãos de Segurança Federais, Estaduais e municipais é outro importante objetivo da operação. Diversas apreensões de vulto foram executadas pelas OMDS/3ª Bda C Mec, com apoio das Polícias Federal e Rodoviária Federal.
Na terça-feira, dia 4 de junho, a PRF e 01(um) Pelotão do 7º R C Mec, que realizava PBCE na entrada da cidade de Santana do Livramento, apreenderam 05 (cinco) pistolas 9mm de fabricação estrangeira, nas proximidades da BR 158. O armamento foi recolhido a Polícia Federal acionada para registro da ocorrência. Materiais: 03 (três) pistolas modelo Glock, 01(uma) do modelo Walter P38 e 01(uma ) do modelo DM Rosário.Na quarta-feira, dia 5 de junho, por volta das 11:30hs, o PELOPES do 3º RC Mec realizou, em conjunto com a PRF, na BR 293, a abordagem de uma carreta uruguaia, conduzida por dois cidadãos árabes-sírios, onde foram encontradas várias caixas de itens de uso veterinários, fruto de provável facilitação de contrabando. O material foi entregue à PRF, sendo realizado o Boletim de Ocorrência.
No mesmo dia 5 de junho, o 3º RC Mec, em um de seus PBCE, abordou um caminhão que trafegava no sentido Aceguá-Bagé, utilizando uma estrada vicinal. Ao ser inspecionado pelos militares do 3º RC Mec, foi constatada a irregularidade de sua carga: 5.580 garrafas de uísque Jack Daniels e 1.740 garrafas de uísque Red Label. Após o acionamento dos agentes de segurança especializada, PRF e PF, o material foi aprendido e recolhido, sendo que as medidas legais estão em andamento.
Durante a manhã do dia 6 de junho, o General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, concedeu entrevista coletiva, no Depósito da Receita Federal, esclarecendo o propósito das ações militares, seu amparo legal, e explanou sobre as apreensões ocorridas.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais