Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Desporto

22º Concurso Hípico Noturno Marechal Osorio


O 3º Regimento de Cavalaria de Guardas sediou, de 09 a 12 de novembro, o 22º Concurso Hípico Noturno Marechal Osorio, em Porto Alegre/RS. Em pista, 280 cavaleiros e amazonas civis e militares e seus cavalos transpondo obstáculos que chegaram a até 1,30m de altura.



“O Concurso Hípico Noturno é uma competição bastante tradicional no estado do RS. Este ano, estamos na 22ª edição. É a final do Concurso Hípico do Comando Militar do Sul, que é uma competição que acontece ao longo do ano envolvendo as organizações militares do Comando Militar do Sul, que abrange toda a região Sul do nosso País. Além disso a final da Copa Garança, que é a Copa que acontece entre os colégios militares de Curitiba, de Porto Alegre e de Santa Maria”, explicou o Coronel Éderson Sasso, Comandante do Regimento Osorio.

Prestigiando o evento, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento ressalta que a prática esportiva é incentivada no Exército, como forma de manter a higidez da tropa e para desenvolver diversos atributos da área afetiva, como espírito de corpo, coragem e determinação. O esporte imita o combate.

“A nossa de animais da nossa Coudelaria do Rincão está ligada à nossa atividade de preparo da tropa para as operações de Garantia da Lei e da Ordem, patrulhamento da fronteira, patrulhamento dos nossos campos de instrução, enfim, tudo está ligado à atividade militar. Uma coisa complementa a outra”, destacou.  


Além de treinamento para a Cavalaria, as competições hípicas servem para integração com a sociedade e também com as instituições amigas, como a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Comandante do Policiamento de Choque da Brigada Militar, o Coronel BM Cláudio Goggia, explica que assim como nas demais especialidades, a cavalaria também precisa estar bem treinada e a integração com o Exército Brasileiro é importante.


“Assim como todos os policiais, tanto motorizado quanto motocicleta, aéreo efetuam os treinamentos mais difíceis para enfrentar a criminalidade na rua, nós do policiamento montado também saltamos, fazemos o cavalo andar mais rápido, fazemos curvas para que possamos também sermos excelentes cavaleiros no dia a dia e no combate à criminalidade no estado do RS. Mas também tão importante quanto é a integração que a gente tem com o Exército Brasileiro, com os oficiais, com as praças do Exército Brasileiro porque todos nós somos uma cavalaria única no Brasil e nós juntos seremos sempre mais fortes representando essa arma ligeira.


Confira o resultado completo do Concurso Hípico Noturno Marechal Osorio:


https://www.cms.eb.mil.br/attachments/category/2/RESULTADO%20FINAL%20NOT%20OS%C3%93RIO%202023.pdf

https://www.cms.eb.mil.br/attachments/category/2/Quadro%20Equipes%20INTEIRO.pdf

 

Texto: Cap Viviane
Fotos: 3º RCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página