16º Esq C Mec – Sete de setembro
Francisco Beltrão (PR) - O 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado participou do desfile de 07 de setembro, na Avenida Tenente Camargo, em Francisco Beltrão.
Junto com a Sociedade Beltronense, o evento contou com mais de cem entidades, desfilaram mais de três mil pessoas, para um público total de mais de dez mil pessoas.
Após a revista da tropa pelo Major Jaime Oliveira Da Silva Lima, Comandante do 16º Esqd C Mec, acompanhado do Prefeito Municipal Cleber Fontana, do Comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, Major Edson Cechinel da Silva e do comandante do 10º Grupamento de Bombeiros, Major Heitor Soster, o desfile teve início pontualmente as 09hs.
No desfile a pé, o Esquadrão trouxe a Bandeira Nacional e sua guarda. Na sequência, o grupamento administrativo formado por militares do Pelotão de Comando e Apoio e Base Administrativa. O 2º Pelotão desfilou armado e equipado para operações de Garantia da Lei e da Ordem. O 3º Pelotão mostrou a capacidade de pronto emprego com metralhadoras MAG de calibre 7,62 mm, Fuzil 7,62mm, equipamentos de rádio, rapel, camuflagem e outros – especialmente preparados para realizar as missões de Cavalaria, que são reconhecimento, proteção e segurança. Em seguida, desfilou o grupamento de alunos do Projeto Forças no Esporte (PROFESP), após o desfile a pé, veio o motorizado com as viaturas operacionais – Viatura Tática Leve Marruá, Viaturas Blindadas de Reconhecimento (VBR) Cascavel, Viatura Cargo Marruá, caminhões Worker, caminhão Atego com Cisterna, e ambulância operacional. O destaque ficou com as Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal – MSR “GUARANI”, que compõe a nova família de blindados sobre rodas do Exército Brasileiro, viatura 6x6 anfíbia, preparada para ser equipada com torre estabilizada não tripulada dotada de canhão 30 mm UT-30BR, com sistema de armas remoto, torre Remax ou Platt, equipadas com metralhadoras 7,62 mm ou .50, além de sistema de visão termal, podendo detectar alvos a uma grande distância, mesmo à noite.
Após o desfile do Esquadrão, desfilaraou também os ex-integrantes da arma de infantaria da 3ª/33ºBIMtz, que serviram antes do ano de 2000(dois mil), os Órgãos de Segurança Pública e as Entidades Beltronense, que trouxeram as escolas e entidades civis organizadas de Francisco Beltrão.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais