Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1ª Bda C Mec recebe Fogo Simbólico da Pátria

Santiago (RS) – No dia 20 de agosto, ocorreu a chegada do Fogo Simbólico da Pátria à Guarnição de Santiago. Conduzida por integrantes da Liga de Defesa Nacional, o fogo simbólico foi entregue ao Chefe do Estado-Maior da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, o qual representou o Comandante da 1ª Bda C Mec, no evento.

A cerimônia foi realizada na Praça Franklin Frota, em frente ao Quartel-General da 1ª Bda C Mec, local onde o fogo permanecerá sob a guarda de militares do 1º Pelotão de Polícia do Exército, até o dia 7 de Setembro, quando será extinto, após as atividades do desfile militar e das entidades da cidade de Santiago.

Participaram da atividade os Comandantes das Unidades Militares de Santiago, uma representação de militares, os Órgãos de Segurança Pública, grupo de escoteiros, representantes dos poderes Legislativo e Executivo e diretores de escolas do município de Santiago.

Um breve histórico desta atividade, nos remonta ao ano de 1938, ano em que a Liga de Defesa Nacional, criada por Olavo Bilac, junto com alguns idealizadores, realizaram pela primeira vez a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, num percurso de 26 quilômetros. Através do Rio Grande do Sul. Já no ano de 1939, foram seguindo-se outros percursos, chegando aos 411 quilômetros e, desde então, a corrida vem sendo realizada anualmente, com percursos cada vez maiores.

A cada ano, a Liga escolhe dois temas para servir de suporte de uma reflexão sobre importantes assuntos nacionais. A homenagem visa demonstrar a importância dos temas escolhidos para o processo civilizatório da Nação Brasileira. No corrente ano, o tema nacional escolhido foi a Bandeira do Brasil e o tema regional, Parque Osório.

 

IMG 9098

IMG 9103

IMG 9114

IMG 9119

Fotos: Divulgação/1ª Bda C Mec

registrado em:
Fim do conteúdo da página