1ª Bda C Mec atua na Operação Ágata / Fronteira Sul
Santiago (RS) - A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada iniciou no dia 3 de junho de 2019 a fase operativa da Fronteira Sul em sua faixa de fronteira, com a participação das Organizações Militares de Santiago, Itaqui, São Borja, São Luiz Gonzaga e Santa Rosa.
A Operação Fronteira Sul trata-se uma ação integrada do Ministério da Defesa com outros órgãos e agências governamentais e está amparada na Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, onde consta que cabe às Forças Armadas, além de outras ações pertinentes, também como atribuições subsidiárias, preservadas as competências exclusivas das polícias judiciárias, atuar, por meio de ações preventivas e repressivas, na faixa de fronteira terrestre, no mar e nas águas interiores.
No primeiro dia de Operação, foram realizados 17 Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), tendo sido realizadas revistas em 815 automóveis, 78 motocicletas, 122 caminhões, 15 ônibus, além de patrulhamentos e apoio da Seção Cães de Guerra do 1º Pelotão de Polícia do Exército (1º Pel PE).
Numa das revistas, no Posto Hermes no município de Iraí-RS, militares do 1º Pelotão de Polícia do Exército, com a auxilio dos cães, apreenderam 9,125 Kg de maconha, e encaminharam o suspeito à autoridade policial.
O General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia, Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, está acompanhado a Operação nas referidas cidades.
Além das operações militares, estão sendo realizadas ações cívico-sociais em comunidades carentes, dentro da área de responsabilidade da 1ª Bda C Mec. Essas ações, também conhecidas por ACISO, representam a “mão amiga” do Exército Brasileiro e tem como objetivos promover a cidadania, a cultura e a qualidade de vida para a população.
A abordagem dos militares durante as verificações de veículos é de forma cordial e o cidadão que for abordado deverá se manter calmo e estar com sua documentação pessoal e do veículo em condições de ser verificada.
É importante ressaltar que esta Operação é em prol da sociedade e o seu sucesso depende da colaboração de todos, por isso, foi disponibilizado um serviço de disque denúncia por meio do telefone 0800-258-0001.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais