Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1º B Fv comemora 40 anos da inauguração do Viaduto do Exército (V13)

Lages (SC) - o 1º Batalhão Ferroviário, no dia 29 de novembro, comemorou os 40 anos da inauguração do Viaduto do Exército (V 13). Localizado no município de Vespasiano Correa (RS), na Ferrovia do Trigo (EF 491), ligando Passo Fundo (RS) a Roca Sales (RS).

Símbolo de grandeza e orgulho para a Engenharia Militar Brasileira, foi inaugurado em 29 agosto de 1978, possuindo as dimensões de 143 metros de altura e 509 metros de extensão, à época de sua construção, figurava como o segundo viaduto ferroviário mais alto do mundo e o primeiro das Américas.

A Ferrovia do Trigo possibilitou a ligação por trilhos do noroeste gaúcho, com a Ferrovia do Tronco Principal Sul (TPS), viabilizando o escoamento da produção agrícola de soja e trigo, que naquela região apresenta-se em larga escala. Para que isto fosse possível, o Vale do Taquari teria que ser vencido pelo Engenheiros do 1º Batalhão Ferroviário, sendo que a obra de mais difícil execução seria o Viaduto do Exército (V 13). A construção de viadutos ferroviários dessa envergadura ainda era novidade no Brasil. Tecnologias tiveram que ser buscadas ao redor do mundo, para que fosse possível a execução dessa magnífica obra. Após a conclusão do projeto, que passou por experimentos com maquetes em túneis de vento no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e outros diversos testes de resistência, em meados de 1974, teve início a sua construção. É imensurável a quantidade de ferro e concreto empregado no V 13. Somado a isso, está o esforço do Exército Brasileiro, por intermédio do 1º B Fv, na realização dessa obra, que possui proporções faraônicas e trouxe um novo rumo para a Engenharia Militar, pois possibilitou adestrar seus homens, dentro de tecnologias que até o momento eram distantes de nós, possibilitando um enorme  avanço na construção de viadutos ferroviários no Brasil.

Utilizando o processo de formas deslizantes na construção dos pilares, e de treliças no tabuleiro, esta obra exigiu mais que capacidade técnica dos engenheiros do batalhão, foi necessário muita coragem e abnegação que, num esforço conjunto, colocou a Engenharia Militar Brasileira  na vanguarda das construções de viadutos ferroviários desse vulto a nível mundial.  Ao completar quarenta anos, o V 13 ainda vislumbra dessa grandeza, integrando a paisagem natural do Vale do Taquari, é motivo de muita admiração pelos turistas que frequentam o local.

A comemoração de seus 40 anos, teve a presença de ex-integrantes do Batalhão que participaram daquele momento ímpar de sua história, sendo imperioso destacar o espanto de um dos que lá chegaram e se depararam com a magnitude da obra que teriam que construir, manifestando-se dessa forma “Tomamos um susto quando fomos percorrer aquele trecho da estrada para reconhecimento à margem do Rio Guaporé, olhamos lá para cima, onde já havia dois túneis no entorno do vale, indicando a necessidade ali, de um viaduto. Foi difícil imaginar um trem passando naquela altura” General de Brigada R/1 Álvaro Nereu Klaus Calazans, à época Cap Calazans (engenheiro), que mais tarde, veio a comandar o 1º B Fv.

Para o 1º Batalhão Ferroviário, manter viva a chama de sua história e o legado dos Engenheiros de ontem, é motivo orgulho, pois, ídos 163 anos de sua criação, o “Ferrinho”, como é carinhosamente chamado por seus integrantes, orgulha-se do passado de glórias e realizações, projetando seu nome no cenário nacional, por participar ativamente do desenvolvimento da Região Sul do Brasil, sendo o V 13, um farol para os novos desafios impostos ao Batalhão.

 

FOTO 05

FOTO 06

FOTO 12

FOTO 13


Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página