Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SERVIÇO TÉCNICO

Sargentos Temporários iniciam formação no Estágio Básico 2025

Quase 70 novos Sargentos Temporários estão realizando Estágio Básico de Sargento Técnico (EBST), no 5º Batalhão Logístico, no bairro Pinheirinho, em Curitiba/PR. Eles se inscreveram do processo seletivo lançado em junho do ano passado e foram convocados para incorporação em 1º de fevereiro de 2025. Os estagiários vêm da vida civil e precisam aprender todas as peculiaridades da vida na caserna. São instruções de manejo de armas, ordem unida com fuzil, sinais de respeito e continência, entre outros conhecimentos que normalmente ficam restritos aos quartéis.

Lidia Dias Ribeiro, 39 anos, apostou no processo seletivo para mudar de vida e de cidade. Ela vivia em Brasília e trabalhava em uma empresa terceirizada que prestava serviço para a Defensoria Pública da União. “É uma experiência única, os instrutores são maravilhosos, dão toda a estrutura que a gente precisa nessa adaptação nossa do mundo civil para o militar. Minha expectativa agora é só crescer”, afirma a técnica em Recursos Humanos. A agora Sargento Ribeiro, nome de guerra que Lidia escolheu, já está procurando casa para trazer a família que ficou na capital federal – a filha de 17 anos, a mãe e um sobrinho.



Entre os estagiários, há também alguns com uma experiência prévia no mundo militar. Giuliana Mello Mencalha, 27 anos, é filha de militares e sempre teve o desejo de conciliar a paixão pela arquitetura e a carreira militar. De olho no edital de seleção, Giuliana fez uma preparação focada. “Me especializei em Arquitetura e Design de Interiores, com todos os requisitos que o Exército precisava para a função de projetista. Sempre tive esse propósito”, conta Giuliana.



Jessé Barbosa de Oliveira, 22 anos, também se preparou com vistas a se tornar 3º Sargento. Ele entrou como soldado recruta e estava servindo no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) desde 2021. Dentro do Exército, ele fez curso técnico em informática, foi selecionado e agora vai servir na Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar como 3º Sargento. “Meu objetivo é me formar um Sargento de alto padrão e poder servir com profissionalismo dentro da minha área de atuação”, disse Jessé.



Para o Comandante do 5º Batalhão Logístico, Major Joelson Suzena Rosa, é um orgulho apoiar as organizações militares da guarnição de Curitiba na formação dos Sargentos Temporários. Segundo o Major, o EBST é uma formação diferenciada, pois tem um público-alvo de idade maior e com mais maturidade. “O Sargento terá sob sua responsabilidade Cabos e Soldados que ele terá que liderar. A passagem de valores, procedimentos, hierarquia e disciplina e principalmente a liderança é muito importante nas instruções”, afirma o Comandante.

Entre os estagiários, estão técnicos em administração, nutrição, meio ambiente, enfermagem, por exemplo, que podem permanecer no Exército Brasileiro por até oito anos. A previsão é que o EBST finalize na segunda quinzena de março, quando os militares vão assumir as funções nas Organizações Militares para onde foram designados, na guarnição de Curitiba.

Texto: 2º Ten Helena

Fotos: 2º Sgt Lisboa / Sd da Luz

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página