Sargentos Temporários iniciam formação no Estágio Básico 2025
Quase 70 novos Sargentos Temporários estão realizando Estágio Básico de Sargento Técnico (EBST), no 5º Batalhão Logístico, no bairro Pinheirinho, em Curitiba/PR. Eles se inscreveram do processo seletivo lançado em junho do ano passado e foram convocados para incorporação em 1º de fevereiro de 2025. Os estagiários vêm da vida civil e precisam aprender todas as peculiaridades da vida na caserna. São instruções de manejo de armas, ordem unida com fuzil, sinais de respeito e continência, entre outros conhecimentos que normalmente ficam restritos aos quartéis.
Lidia Dias Ribeiro, 39 anos, apostou no processo seletivo para mudar de vida e de cidade. Ela vivia em Brasília e trabalhava em uma empresa terceirizada que prestava serviço para a Defensoria Pública da União. “É uma experiência única, os instrutores são maravilhosos, dão toda a estrutura que a gente precisa nessa adaptação nossa do mundo civil para o militar. Minha expectativa agora é só crescer”, afirma a técnica em Recursos Humanos. A agora Sargento Ribeiro, nome de guerra que Lidia escolheu, já está procurando casa para trazer a família que ficou na capital federal – a filha de 17 anos, a mãe e um sobrinho.
Entre os estagiários, há também alguns com uma experiência prévia no mundo militar. Giuliana Mello Mencalha, 27 anos, é filha de militares e sempre teve o desejo de conciliar a paixão pela arquitetura e a carreira militar. De olho no edital de seleção, Giuliana fez uma preparação focada. “Me especializei em Arquitetura e Design de Interiores, com todos os requisitos que o Exército precisava para a função de projetista. Sempre tive esse propósito”, conta Giuliana.
Jessé Barbosa de Oliveira, 22 anos, também se preparou com vistas a se tornar 3º Sargento. Ele entrou como soldado recruta e estava servindo no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) desde 2021. Dentro do Exército, ele fez curso técnico em informática, foi selecionado e agora vai servir na Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar como 3º Sargento. “Meu objetivo é me formar um Sargento de alto padrão e poder servir com profissionalismo dentro da minha área de atuação”, disse Jessé.
Para o Comandante do 5º Batalhão Logístico, Major Joelson Suzena Rosa, é um orgulho apoiar as organizações militares da guarnição de Curitiba na formação dos Sargentos Temporários. Segundo o Major, o EBST é uma formação diferenciada, pois tem um público-alvo de idade maior e com mais maturidade. “O Sargento terá sob sua responsabilidade Cabos e Soldados que ele terá que liderar. A passagem de valores, procedimentos, hierarquia e disciplina e principalmente a liderança é muito importante nas instruções”, afirma o Comandante.
Entre os estagiários, estão técnicos em administração, nutrição, meio ambiente, enfermagem, por exemplo, que podem permanecer no Exército Brasileiro por até oito anos. A previsão é que o EBST finalize na segunda quinzena de março, quando os militares vão assumir as funções nas Organizações Militares para onde foram designados, na guarnição de Curitiba.
Texto: 2º Ten Helena
Fotos: 2º Sgt Lisboa / Sd da Luz
Redes Sociais