Modernização do Laboratório Químico Regional da 5ª RM
Curitiba (PR) - Você sabia que a munição utilizada no Exército tem seu estado de conservação avaliado tecnicamente? Periodicamente, munições, explosivos e artifícios pirotécnicos são analisados quimicamente para verificar suas condições.
A análise é realizada por um Oficial Engenheiro Químico e por um Sargento Laboratorista no Laboratório Químico Regional (LQR). “A falta dessa análise pode oferecer graves perigos no armazenamento e no manuseio da pólvora, como, por exemplo, combustão espontânea”, afirma a 1º Ten Jéssica, chefe do LQR/5.
O LQR da 5ª Região Militar fica nas instalações da 2a Companhia do 5º Batalhão de Suprimentos (2ª Cia / 5° B Sup), na cidade de Palmeira/PR. Com mais de 30 anos, atende às organizações militares do Paraná e Santa Catarina. Nos últimos quatro anos, foram realizadas diversas readequações e modernização nas áreas de infraestrutura, equipamentos e de boas práticas.
Com as melhorias implementadas, o laboratório conta com Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual, Capacidade de Análise de Alto Explosivos, Ferramentas Antifaiscantes, Programa de Melhoria Contínua, Plano de Contingência e Boas Práticas. “O objetivo dos projetos executados foi adequar às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, tornando a atividade no laboratório mais segura para os militares. Além disso, modernizar os equipamentos, aumentando a confiabilidade dos resultados obtidos nas análises”, explicou a 1º Ten Jéssica.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais