Cerimônia em homenagem ao 2º Ten Camargo
Francisco Beltrão (PR) - No dia 5 de abril, o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou uma cerimônia em homenagem ao 2º Tenente Carlos Argemiro de Camargo, personagem histórico ligado, à Unidade militar e ao Exército em Francisco Beltrão, morto há 54 anos no cumprimento do dever.
A solenidade foi presidida pelo Cel Wilson Rogério Pinheiro, Chefe do Estado-maior da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Cascavel – PR. A formatura contou com participação da Banda de Música da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, e com a presença de várias autoridades civis e militares da cidade, de familiares e ex-companheiros, em especial, o senhor Maurício, sobrinho-neto do Tenente Camargo. Na oportunidade, foi realizada a leitura do texto alusivo ao Tenente Camargo.
Sua morte prematura causou comoção nacional, mas abalou sobremaneira a população beltronense, que já havia o abraçado como um de seus filhos. Totalmente integrado à sociedade local, além de militar, atuava como professor de voleibol no Colégio das Irmãs, hoje Colégio Nossa Senhora da Glória. Sua memória está eternizada na denominação de logradouros e estabelecimentos de ensino em diversos municípios da Federação. Foi promovido “post-mortem” ao posto de 2º Tenente e recebeu a Medalha do Pacificador.
Ao homenagearmos o Tenente Camargo, reverenciamos a figura do Soldado Brasileiro, que, no cumprimento da missão, segue o juramento que fez à Pátria até a última letra: “Dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja Honra, Integridade e Instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”. ”
O ato seguinte, no encerramento da formatura, foi a homenagem em si, com o depósito de uma Corbélia de flores no memorial do Herói, o Major Jaime Oliveira da Silva Lima, Comandante do 16º Esqd C Mec, convidou o Coronel Pinheiro e o senhor Maurício, sobrinho neto do Tenente Camargo.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais