80 anos da Tomada de Monte Castelo são celebrados
Em frente ao Quartel-General do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre/RS, uma solenidade militar marcou a comemoração aos 80 anos da Tomada de Monte Castelo, pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na presença do General de Divisão André Bastos Silva, Subsecretário de Economia e Finanças do Exército; e do General de Divisão Rodrigo Ferraz Silva, Comandante da 3ª Região Militar; foi feita a leitura do dia em alusão à data e os presentes cantaram a Canção do Expedicionário.
Aos 103 anos, o Capitão Elmo Diniz, ex-combatente da FEB foi homenageado e, emocionado, lembrou os tempos de guerra.
“Hoje, infelizmente muitos jovens no nosso país não sabem o que é a FEB. É importante deixar claro que é um legado nosso. De ontem, para os meninos de hoje, desejando fortemente que eles conheçam a nossa história, já que eles serão os brasileiros responsáveis pelo nosso amanhã”, completou o veterano.
ENTREGA DE MEDALHAS
Durante a cerimônia, os feitos foram lembrados. A Associação Nacional dos Veteranos da FEB, em Porto Alegre, concedeu medalhas para autoridades, civis e militares, em reconhecimento aos serviços prestados à memória das conquistas dos ex-combatentes brasileiros.
Em suas palavras, o Comandante da 3ª Região Militar, General Ferraz, lembrou de um fato importante da época.
“Há 80 anos, a própria sociedade brasileira duvidava da capacidade dos nossos militares em transpor o Oceano Atlântico e ir para a guerra na Itália combater. Tanto é que, a época, alguém disse que era mais fácil uma cobra fumar do que a FEB iniciar os combates e nós conquistamos a guerra e a paz. A cobra fumou”, disse o Comandante.
TOMADA DE MONTE CASTELO
No dia 21 de fevereiro de 1945, a Força Expedicionária Brasileira venceu as tropas alemãs e conquistou Monte Castelo. A batalha durou meses, custando a vida de, pelo menos, 40 heróis brasileiros. Com planejamento detalhado e destemida atuação da tropa brasileira, a conquista de Monte Castelo abriu caminho para a libertação de outras cidades italianas.
OUTRA HOMENAGEM
Além da respeitosa continência aos ex-combatentes da FEB, o Frei Orlando, patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, também foi homenageado. O General André e o General Ferraz, colocaram uma corbélia de flores junto ao busto do capitão capelão.
Ao fim da solenidade, a tropa do CMS desfilou em homenagem aos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira.
Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: Cb Douglas Franco / Sd Barnasky
Redes Sociais