5ª RM realiza Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental
Curitiba (PR) - Militares que atuam direto com os soldados participaram de orientação sobre suicídio.
Tendo como objetivo o início do período de Instrução Individual Básica dos soldados incorporados em 2019, o Comando da 5a Região Militar (5a RM) realizou, em 13 Organizações Militares da área sob jurisdição da 5ª RM, um ciclo de palestras com foco na Valorização da Vida.
Participaram dos encontros oficiais e praças que estarão em contato direto com os soldados do efetivo variável, para que possam atuar em possíveis problemas ou dificuldades na esfera da saúde mental.
A atividade desenvolvida pela Seção do Serviço de Assistência Social/5ª RM (SSAS/5) forneceu informações sobre o suicídio, fatores de risco e de proteção, ações preventivas e possíveis ferramentas de manejo de situações estressoras. Além disso, teve o objetivo de levantar e identificar situações-problema enfrentadas pelos instrutores, oferecendo algumas ferramentas de manejo a elas.
Em pesquisa sobre o tema, 7% dos militares não possuíam conhecimento sobre o assunto, 74% conheciam parcialmente e 19% tinham conhecimento.
Participaram do evento 216 militares, em encontros com grupos de até 20 pessoas, com duração de aproximadamente 2 horas cada, sob a coordenação de psicólogas do SSAS/5.
As organizações militares participantes da atividade de dinâmica de grupo relacionada ao Programa de Valorização da Vida foram: 20º BIB, Bia C AD/5, 27º B Log, 5º GAC AP, 15º GAC AP, Pq R Mnt/5, 5º RCC, B Adm Ap/5ª DE, 3º RCC, 13º BIB, 11ª Bia AAAe AP, 5ª Cia Com Bld e 5º B Log.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais