Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CURITIBA

5ª DE homenageia Bandeira do Brasil em solenidade militar

Nesta terça-feira, 19 de novembro, o Dia da Bandeira Nacional foi comemorado em uma cerimônia militar no Forte do Pinheirinho, em Curitiba/PR. A formatura foi presidida pelo Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), General de Brigada Márcio Ricardo Grala, e teve a presença da Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo, do Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Celso Jair Mainardi, e do Juiz Federal da Justiça Militar, Arizona D’Ávila Saporiti Araújo Júnior.

Além disso, a formatura contou com a presença de mais de 20 estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Beatriz Faria Ansay, que fica no bairro Tatuquara, em Curitiba. O aluno Álvaro Goss, de 12 anos, ficou impressionado com o desfile da tropa, ao final da formatura. “Muito massa, uma experiência única, eu nunca tinha vindo ao quartel”, afirma o estudante.

A aluna Gabrielly Aleixo, 16 anos, também ficou admirada com a cerimônia de incineração da Bandeira Nacional e quer prestar concurso para oficial da Aeronáutica. “Foi lindo, sou apaixonada pelas Forças Armadas, achei incrível o respeito que todos têm pela Bandeira”, conta Gabrielly.

O professor Sandro Francisco Mira Júnior é diretor do Colégio Beatriz Faria Ansay há 4 anos e diz que participar de eventos como o Dia da Bandeira influencia positivamente os estudantes. “Quando os alunos podem participar de uma cerimônia dessa, reacende a chama de pertencimento, de saber que eles estão numa nação que é abençoada, isso faz com que eles se sintam parte da Nação e que tenham mais amor à Pátria”, explica o diretor.

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira Nacional, uma alusão à data em que o desenho da nova Bandeira do Brasil foi oficializado em 1889, 4 dias após a Proclamação da República. Em todos os quartéis do País, uma cerimônia militar especial é conduzida neste dia, pois, segundo a tradição militar, é a data em que as bandeiras inservíveis são incineradas. A tradição recomenda ainda que as cinzas das bandeiras sejam enterradas no solo do quartel, voltando ao solo do território nacional e simbolizando as gerações que se sucedem.

Na formatura, estiveram presentes militares das organizações militares sediadas no Forte do Pinheirinho – Comando da 5ª Divisão de Exército, Comando da 5ª Região Militar, Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, 5º Batalhão de Comunicações, Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar, 5º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército Brasileiro, 11º Centro de Telemática, Comissão Regional de Obras 5 e 5ª Companhia de Polícia do Exército.

Texto: 2º Ten Helena

Imagens: 3º Sgt Lisboa, Cb Kadlubinski, Cb Onorato, Sd Lotero

registrado em:
Fim do conteúdo da página