5ª Bda C Bld realiza Operação Aço
Curitiba (PR) - A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, no período de 8 de setembro a 27 de outubro, realizou adestramento de seus quadros (oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados) em ambiente simulado para hipótese de emprego no caso de Defesa Externa.
O exercício batizado de Operação Aço, é uma clara referência à característica blindada dos principais meios de combate existentes na Brigada: os Carros de Combate Leopard 1A5 e as viaturas de transporte de pessoal M113.
O contexto da Operação abrange um deslocamento estratégico de material, viaturas e pessoal, feito a partir das organizações militares integrantes da Brigada e sediadas em Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Rio Negro-PR e Porto União-SC, para o Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul-RS, mais conhecido como Saicã, distante 1300 km de Ponta Grossa/PR. Na sequência, será executada uma Operação Ofensiva, para expulsão de um invasor fictício.
Toda a manobra emprega cerca de 681 militares, entre homens e mulheres, bem como 107 viaturas, das quais 36 são viaturas blindadas. A Operação Aço tem como ponto alto a execução de 368 tiros com o canhão 105 milímetros dos carros de combate.
A finalidade deste exercício é manter o adestramento da tropa em níveis elevados e compatível com a missão da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que é estar capaz de atuar em qualquer parte do território nacional ou área de interesse, tendo em vista seu elevado poder de combate e seu efeito dissuasório.
O Exército Brasileiro possui, ao todo, duas brigadas blindadas, sendo a 5ª Brigada uma delas.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais