28º GAC realiza Formatura alusiva à Batalha de Castelnuovo
Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Severiano Martins da Fonseca, realizou, no dia 8 de março, na Alameda Oeste, em frente ao Monumento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a formatura geral alusiva à Batalha de Castelnuovo, travada em solo italiano entre os dias 5 e 6 de março de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na ocasião, a tropa cantou a Canção do Expedicionário e o Aluno Farias, do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 28° GAC, leu um artigo exaltando a atuação dos pracinhas da FEB na Batalha de Castelnuovo, localidade na província de Bolonha, Itália, onde o exército aliado derrotou o poderoso Exército Alemão em um terreno difícil como é a cadeia de montanhas dos Apeninos.A 3º Sgt Samira leu um alusivo relativo ao Dia da Mulher, com enfoque nos múltiplos papéis exercidos pelas mulheres na sociedade, em particular, no Exército Brasileiro e na família militar. Foi destacada a atuação das mulheres curdas, as quais combateram com heroísmo e eficácia o autoproclamado grupo terrorista Estado Islâmico, na Síria e no Iraque. Em seguida, as militares do sexo feminino, juntamente com as demais senhoras convidadas, foram colocadas em posição de destaque e receberam uma rosa das mãos do Comandante do Grupo, do Subcomandante e dos Comandantes de subunidade do 28° GAC.
Ainda nesse contexto, a Senhora Ana Cláudia de Camargo Mendonça Fava dos Reis, homenageou as mulheres que lutaram na Segunda Guerra Mundial, destacando as guerreiras que se dedicaram e lutaram pela Pátria Brasileira ao longo da história, como a Soldado Maria Quitéria de Jesus, heroína da Guerra de Independência do Brasil na Bahia; a enfermeira Ana Nery, heroína da Guerra do Paraguai; e as enfermeiras da FEB que estiveram no teatro de operações da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.Em seguida, foi depositada uma corbelha de flores no monumento da FEB pelo Senhor Aroldo Frigo Junior, o Senhor Eduardo e Senhora Ana Cláudia Fava dos Reis, em reconhecimento ao sangue brasileiro que verteu sobre o solo italiano durante a Batalha de Castelnuovo, na luta pela democracia contra o nazi-fascismo, bem como foi executado o toque simbólico de presença de Ex-Combatente.
A Banda de Música do 28° GAC executou a canção Smoking Snakes, de autoria da banda sueca de rock Sabaton, que retrata os feitos épicos dos pracinhas da FEB, além de trechos da Canção do Expedicionário.
Antes de encerrar a solenidade, ocorreu a entrega de distintivos aos promovidos à graduação de cabo. Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados e pelo desempenho apresentado, o Comandante do Grupo realizou a aposição das divisas dos seguintes soldados recém-promovidos à graduação de cabo do efetivo profissional: Cb Flores, Cb Fernandes, Cb Sousa Neto e Cb Kroth.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais