14ª Bda Inf Mtz - Tomada de Monte Castelo
Florianópolis (SC) – Para marcar os 74 anos da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou no pátio de formaturas do 63° Batalhão de Infantaria, no dia 21 de fevereiro, solenidade militar em homenagem aos feitos dos “pracinhas” e à batalha que marcou a presença e a superação da FEB no conflito.
A data celebra uma das maiores conquistas dos combatentes brasileiros em solo italiano. Após quase três meses de sucessivas tentativas sob o rigoroso inverno europeu e em escarpado terreno lamacento, a 1ª Divisão de Infantaria da nossa Força conquistou Monte Castelo. A elevação, que possuía decisiva importância tática, permitiu o avanço das tropas aliadas em direção aos próximos objetivos.
Em homenagem a essa vitória e ao Sr Alcides Basso, ex-combatente da FEB, a tropa formada por militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar entoaram a Canção do Expedicionário, junto aos convidados que prestigiaram a solenidade.
A Associação dos Veteranos da FEB em Santa Catarina homenageou com o diploma de “Amigo da FEB” o Gen Bda Ricardo Miranda Aversa, Cmt da 14ª Bda Inf Mtz, o TC Inf Jaques Flório Simplício, Cmt do 63° BI e o TC Inf Volney Vieira de Mello Filho, Subcomandante do 63° BI.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais